PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Estudo aponta desafios de crianças e adolescentes venezuelanos no Brasil

 

Foto do author Bruna Ribeiro
Por Bruna Ribeiro
Atualização:

Crédito: Divulgação / ACNUR / Reynesson Damasceno  Foto: Estadão

Nos últimos meses, famílias venezuelanas chegaram ao Brasil devido à crise social e econômica do país. Um estudo da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), divulgado na terça (2), mostrou que as crianças e os adolescentes do país vizinho encontram dificuldades para frequentar a escola.

PUBLICIDADE

Razões como falta de vagas e altas distâncias e custos excluíram 63,5% de crianças e adolescentes venezuelanos do acesso à educação. De acordo com o estudo, eles também estão expostos a outras violações. A ideia da publicação é monitorar o fluxo migratório venezuelano, tendo como foco a infância e adolescência.

Garantia de direitos

O estudo levantou informações relacionadas à saúde, segurança alimentar, trabalho infantil e violência sexual, entre outros direitos. A maioria das crianças e adolescentes (87,1%) analisadas estava com as vacinas atualizadas e 70% tinham acesso aos serviços de saúde. Porém, as condições sanitárias podem criar problemas.

Do total de entrevistados da pesquisa, 60% afirmaram que não tinham acesso a água mineral filtrada para beber e 45% não tinham acesso regular a água para cozinhar e para garantir sua higiene pessoal. Além disso, 28% das pessoas menores de 18 anos disseram ter tido diarreia no último mês.

Publicidade

Em relação à segurança alimentar, 115 crianças e adolescentes venezuelanos (16%) passaram por algum momento em que não tiveram comida suficiente. Pelo menos 128 reduziram o número de refeições diárias, 93 sentiram fome e não conseguiram alimentos e 84 disseram ter passado por um dia em que comeram uma vez ou não comeram.

Mais informações podem ser encontradas no estudo completo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.