Foto do(a) blog

Direitos da criança e do adolescente

Dia Internacional da Mulher: cinco livros transformadores para meninas

Por ser menina, você não pode se sentar com as pernas abertas. Por ser menina, você não pode falar palavrão, jogar bola, se sujar... Por ser menina, você é mais frágil.

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Ribeiro
Por Bruna Ribeiro
Atualização:

Comporte-se como uma menina. Vista-se como uma menina. Ande como uma menina! A violência contra a mulher começa muito cedo, de diversas maneiras.

Há casos alarmantes, como violência sexual, casamento infantil e gravidez precoce, constantemente abordados aqui no blog. Há também a violência velada, nas palavras e imposições sociais que insistem em nos fazer acreditar que somos menos.

Separei aqui quatro dicas de livros empoderadores para nossas meninas e um para os pais. Confira:

 

Malala, a menina que queria ir para a escola

 Foto: Estadão

A jornalista Adriana Carranca relata a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos 14 anos, por defender a educação feminina.

Publicidade

 

Coisa de Menina

 Foto: Estadão

O que é coisa de menina? Todos deveriam saber muito bem, diz a autora Pri Ferrari. Não existe regra e todo mundo pode tudo. Tem menino que gosta de brincar de casinha e tem menina que gosta de construir foguete. A liberdade é a melhor escolha.

 

Para educar crianças feministas - um manifesto

 Foto: Estadão

Para os pais, o livro de Chimmanda Ngozi Adichie aborda o tema da igualdade de gêneros em um manifesto com quinze sugestões de como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista.

 

Procurando Firme

Publicidade

 Foto: Estadão

Na obra de Ruth Rocha, a princesa é um pouco diferente das outras, porque ela não quer ser uma princesa. Em vez de ficar no castelo e esperar pelo príncipe, ela quer sair para conhecer o mundo.

 

Matilda

 Foto: Estadão

Matilda era incompreendida, porque adorava ler. Passava horas na biblioteca. Em casa, os pais achavam estranho uma menina gostar tanto ler. Na escola, a diretora acreditava que uma criança não poderia saber tantas coisas. Tudo mudou quando a menina conheceu uma professora, a senhorita Mel.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.