A “Paula Sousa” é famosa por ser uma das mais famosas ruas de comercio de acessórios para restaurantes na cidade de São Paulo.

Por essas bandas podemos achar todo tipo de panelas, talheres e fogões/geladeiras industriais que é possível imaginar.

Poucos porem sabem que na altura do número 355 fica um belíssimo edifício desenhado na prancheta do Arquiteto ítalo-brasileiro Rino Levi. O “Concórdia”.

google streetview-reprodução

Concordia foi o nome escolhido pelo seu proprietário, Atilio Fontana, em homenagem a cidade onde foi prefeito e traçou sua trajetória como empreendedor.

Se esse nome lhe soa conhecido você esta certo. Atilio Francisco Xavier Fontana foi o fundador e proprietário do Grupo Sadia!

Projetado em 1955 em parceria com os Arquitetos Roberto Cerqueira César & Luiz Roberto Carvalho Franco este edifício tem em seu térreo lojas comerciais, uma sobreloja e quatro andares de escritórios.

Foi neste prédio que Atilio Fontana montou a primeira Matriz do grupo Sadia em Sao Paulo e foi ali que comandou a distribuição dos embutidos nos anos ’50 na capital Paulista.

Conhece um Arqui-Achado que eu possa pesquisar e divulgar? Me escreva (matteo@refugiosurbanos.com.br)

Fontes Pesquisadas :

http://www.architectour.net/opere/opera.php?id_opera=401&nome_opera=Edificio%20Concordia&architetto=Rino%20Levi%20and%20Roberto%20Cerqueira%20César%20and%20L.R.%20Carvalho%20Franco