Não costumo viajar mais do que uma vez por ano para o exterior. (Azar meu…)
E deve ser por isso que nunca tinha prestado muita atenção no terminal 3 de Guarulhos.
Sempre que estamos de partida, nossa cabeça fica cheia de pensamentos/expectativas da viagem e muitos dos elementos ao nosso redor passam despercebidos.

Não por a caso só parei para admirar a Arquitetura do Terminal 3 de Guarulhos nesse último final de semana, quando levei uma amiga italiana para voar de volta para o velho continente.

Depois de me despedir fiquei alguns minutos contemplando essa belíssima construção e claro me veio a curiosidade de saber mais!

Pesquisando sobre o assunto descobri que o projeto original do Escritório Biselli & Katchborian Arquitetos era diferente. Vejam link a baixo :

http://www.bkweb.com.br/projects/institutional/aeroporto-internacional-de-s-o-paulo-terminal-3/  

No final outro projeto foi construído e entregue em Maio de 2014, recebendo 4 milhões de turistas durante o período da Copa do Mundo. (Ao todo o Terminal tem capacidade para 18 milhões de passageiros por ano, o dobro dos Terminais 1 e 2, juntos)

A explicação para a mudança do projeto se da nas duas citações a seguir :

“A data de inauguração nos impôs um cronograma reverso. Tivemos de trabalhar com um único e mesmo objetivo: concluir as obras no prazo”, lembra Almeida.
“A solução foi desenvolver um projeto básico em quatro meses e um projeto executivo do tipo fast-track, ou seja, faseado conforme as necessidades da obra.”
(N. da R. Andrei de Mesquita Almeida, chefe do departamento de arquitetura da Engecorps e um dos arquitetos responsáveis pelo projeto)

E Mais : “O engenheiro Francisco Germano, superintendente de obras da OAS Engenharia, conta que, para atender ao prazo de um ano e nove meses, o projeto estrutural previu uso intensivo de sistemas industrializados. Uma central de pré-fabricados foi montada dentro do canteiro, onde foram construídos cerca de 50% das vigas e dos pilares utilizados na construção Terminal 3 e 100% das peças usadas na construção do viaduto que liga a entrada de veículos ao andar de embarque do terminal.” (Fonte : http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/161/artigo333860-1.aspx)

Outro projeto interessantíssimo do escritório Escritório Biselli & Katchborian Arquitetos foi o do Terminal de Florianópolis :

http://www.bkweb.com.br/projects/institutional/aeroporto-de-florianopolis-terminal-internacional-de-passageiros/

Ao que parece também não foi realizado. Uma pena que nenhum dos dois projetos saiu da prancheta já que ambos apresentavam características interessantes, remetendo conceitualmente ao campo da aviação.

Conhece um Arqui-Achado que eu possa pesquisar e divulgar? Me escreva (matteo@refugiosurbanos.com.br)