Universidade oferece curso de línguas com criador do idioma Dothraki de 'Game of Thrones'

Redação - O Estado de S.Paulo

O objetivo do curso é falar das linguagens criadas para a série e sobre as caracterísiticas de um idioma natural

Cena de 'Game of Thrones' com o personagem Khal Drogo, que fala a linguagem Dothraki. 

Cena de 'Game of Thrones' com o personagem Khal Drogo, que fala a linguagem Dothraki.  Foto: HBO via The New York Times

Quem é fã de Game of Thrones conhece a língua Dothraki, falado pelo povo homônimo que aparece desde a primeira temporada. Agora, a Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, quer ensinar essa linguagem.

O curso  'As linguagens de Game of Thrones e a Arte da Invenção da Linguagem' será ministrado por ninguém menos que o próprio criador da língua Dohtraki, David J. Peterson. Com duração de seis semanas, o curso tem apenas 40 vagas e começa no dia 22 de maio.

As aulas, porém, não são focadas apenas na linguagem Dothraki, mas em como criar um novo idioma. "Os alunos vão aprender a criar uma língua natural. Essas linguagens tentam, ao máximo, replicar as peculiaridades e idiossincrasias das naturais. O curso não vai focar na criação de linguagens de alienígenas, ou auxiliares ou linguagens de paródia", disse Peterson durante entrevista para a universidade.

David Peterson também é o responsável pela criação de outro idioma bastante falado em Game of Thrones: o valiriano. Na série, é uma linguagem morta, falada apenas por alguns nobres.

Em 2014, foi lançado um curso online de Dothraki e, no site da HBO, você pode aprender algumas expressões comuns (escritas em inglês) no idioma.