Paleta de cores define traços dos personagens da Disney, mostra estudo

Redação - O Estado de S. Paulo

Heróis estão geralmente associados a tons mais amenos, enquanto vilões têm coloração mais escura

Pesquisadores analisaram pelo menos 80 personagens em estudo

Pesquisadores analisaram pelo menos 80 personagens em estudo Foto: Reprodução de cena da animação 'Aladdin' (1992) / Disney

Um estudo da produtora de infográficos Venngage analisou alguns dos heróis e vilões mais famosos da Disney para tirar conclusões sobre o uso da cor como efeito psicológico na mídia.

O levantamento apontou que os personagens ‘bons’ são tipicamente associados com tons azuis, amarelos e verdes e aqueles ‘ruins’ têm traços carregados de vermelho, roxo e preto.

Ao todo, 40 heróis e 40 vilões foram selecionados para a amostra. Segundo o relatório do estudo, a cor influencia na formação psicológica de quem assiste às animações.

“Há algo a ser dito sobre como a cor afeta nossa percepção de caráter e personalidade. Afinal, quando você evoca a imagem de um vilão em sua mente, eles provavelmente não estão usando rosa, certo?”, questionam os pesquisadores.

Entre as cores consideradas ‘boas’, o azul foi associado a personagens confiáveis, estáveis e leais; o amarelo ao intelecto, alegria e energia; e o verde à resistência e crescimento.

Já o vermelho ficou mais presente em vilões avaliados como fortes, enérgicos e determinados, enquanto o roxo representa poder, nobreza e ambição. O preto apareceu nos personagens mais relacionados à morte, maldade e formalidade.

Também foram levadas em conta as nuances que um mesmo personagem pode ter. Para isso, criou-se uma escala entre bem (+10) e mal (-10) para classificar personagens mais ambíguos. "Isso explica porque certos vilões ‘mais simpáticos’ tendem a ter cores que foram atribuídas principalmente aos heróis", afirmam os responsáveis pelo infográfico.

VEJA TAMBÉM: Fotógrafa retrata bebês como princesas da Disney