Jornal Nacional estreia novo cenário

Sara Abdo - O Estado de S.Paulo

Bancada está mais próxima da redação; chamadas têm efeito 3D

Foi nesta segunda-feira a estreia do novo cenário do Jornal Nacional

Foi nesta segunda-feira a estreia do novo cenário do Jornal Nacional Foto: Sergio Zalis/Globo

William Bonner e Renata Vasconcellos apresentaram o prinicpal jornal do País em um cenário bem diferente na noite desta segunda-feira, 19. A partir de hoje a bancada está no centro da redação, e não mais no andar de cima. 

O efeito imediato é a aproximação do telespectador em relação à equipe do jornal - apresentadores e jornalistas. Segundo a reportagem apresentada na edição, "o novo cenário foi feito pensando em gente". Na opinião de Renata, "agora todos os jornalistas estão integrados ao JN".

3D. A maior alteração se vê na saída para o intervalo. O anúncio das notícias do próximo bloco aparece em uma tela LCD dupla, que também recebe projeção aumentada e, assim, dá um efeito 3D nas imagens. Como explicou a reportagem, "o novo cenário é formado por duas camadas de imagens. Primeiro um vidro de 15 metros em curva, que varia do fosco para o transparente. E, ao fundo, um telão gigante de três metros de altura por 16 de largura". 

No aspecto gráfico, as artes de reportagens sobre corrupção, por exemplo, agora são projetadas na tela que separa a bancada dos demais jornalistas. Antes essas artes apareciam como se fosse em outra tela. 

A redação está distribuida em filas diagonais ao centro da bancada, e não mais atrás dos apresentadores. Bonner comenta que com isso o noticiário só tem a ganhar, uma vez que está no meio da apuração do País e do mundo.

Um outro estúdio foi construído para o JN. São 1.370 metros quadrados, o dobro do espaço anterior.

Como já havia anunciado o Estado, também houve uma mudança no contato com especialistas e correspondentes. Bonner e Renata fazem o chamado de pé, como já acontecia no contato com Maju, apresentadora da previsão do tempo. 

Veja os comentários dos usuários do Twitter sobre o novo cenário do JN.