Humoristas da internet ganham chance na TV em programa 'sem roteiro'

Anita Efraim - Especial para O Estado de S. Paulo

Canal TBS estreia o 'Caravana no Ar', com PC Siqueira e Juliano Enrico como apresentadores

Tanto PC Siqueira quanto Juliano Enrico já fizeram programas na MTV

Tanto PC Siqueira quanto Juliano Enrico já fizeram programas na MTV Foto: Divulgação

No próximo domingo, 15, estreia o novo programa de humor da TBS, o Caravana no Ar, à meia-noite. Apresentado por PC Siqueira e Juliano Enrico, o novo formato aposta no improviso e em nomes fortes na internet, como Ronald Rios e Victor Meyniel, para fazer um tipo de humor que usa a própria televisão como foco das piadas e brincadeiras. 

Cada episódio terá em torno de 25 minutos de duração, preencidos por diversos quadros. PC e Juliano, além de apresentadores, também são os roteiristas do Caravana no Ar, mas, de acordo com eles, muito do que produzem não sai exatamente como o planejado. “Boa parte do programa não segue roteiro. Os quadros foram pensados para serem feitos na hora”, afirma Juliano. 

Entre os quadros estão brincadeiras como o Quiz Show, que aborda temas de televisão e cultura pop, com perguntas sobre novelas, e games que, indiretamente, falam de questões cotidianas, como o Mensagens com Obstáculos, em que os participantes têm de andar e digitar ao mesmo tempo. 

O elenco é formado por outras 13 pessoas além dos dois principais. Entre eles estão atores de grupos de improviso, youtubers e viners. Lilian Amarante, diretora do programa, define o elenco como um “coletivo de humor” e diz que os participantes tiveram toda liberdade para criar seus próprios quadros. 

Além dos apresentadores, há outras 13 pessoas no elenco do programa

Além dos apresentadores, há outras 13 pessoas no elenco do programa Foto: Divulgação

“Achei legal e diferente [fazer o programa]. Eu sempre quis participar de coisas de improvisação, então, me identifiquei”, diz Victor Meyniel, autor de um dos quadros mais engraçados do programa, a Robertassa. De acordo com o youtuber, a personagem já existia na internet e foi criada baseada em personalidades que “fazem muito sucesso e isso sobe à cabeça”, e, entre risadas, exemplificou com a cantora Anitta. 

O objetivo do Caravana no Ar é falar sobre a televisão e, ao mesmo tempo, a internet. Com competições de hashtags criativas e referências a programas dos anos 1990, a ideia é atrair diferentes públicos. “Até eu, no meio do programa, aprendo coisas de outras gerações”, relata PC Siqueira. 

Ao todo, a temporada tem 18 episódios. Alguns quadros são fixos, enquanto outros são esporádicos. No dia 15 a transmissão acontecerá simultaneamente na televisão e na internet.