O passado da tecnologia na feira de Las Vegas

Vinicius Felix - O Estado de S. Paulo

As novidades apresentadas na CES em quatro décadas foram prenúncio do futuro, mas que nem sempre se realizou

As novidades apresentadas na CES em quatro décadas foram prenúncio do futuro, mas que nem sempre se realizou

Leia mais

SÃO PAULO – A Consumer Electronics Show (CES) é a feira do futuro. E o futuro envelhece, assim como suas previsões. Se olhar para o passado pode ser divertido pelo fato de tanta coisa ter perdido a utilidade, olhar o passado da CES é divertido pois mostra um futuro que em muitos casos não chegou nem a emplacar.

Apesar de ser realizada desde 1967, as  primeira aparições da feira no Estado acontecem a partir da década de 1990. Veja um apanhando de algumas matérias encontradas no Acervo do Estadão.

—-

• Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e também no Instagram

1 )

“Surge o CD player para imagens” é o título da matéria de 1991 que comentava o lançamento dos players de CD com imagens para a televisão da Commodore e Philips. Você se lembra dos formatos CD-I ou do CDTV?

2)

A apresentação do jogo Donkey Kong Country na CES de 1994 revelava os planos da Nintendo para o seu primeiro videogame de 64 bits, que só chegaria ao mercado em 1996.

3)

O tal videodisco desta nota são os primeiros prótipos de players de DVD, o destaque da edição da CES de 1996. Outra novidade daquele ano era um celular da Motorola que teria a largura de 5 centímetros, finalmente um celular prático e que cabia no bolso. Para efeito de comparação, o iPhone 5 tem largura de 58,6 milímetros.

4)

Em 98 a ideia do carro conectado à internet (ainda em construção hoje) parecia mais próxima da realidade. A febre dos portáteis dava os primeiros sinais.

5)

Em 1999 a Microsoft fazia os planos de conectar os equipamento eletrônicos de casa com o Windows. Uma ideia que ressurgiu este ano com a Samsung. Foi o ano também que a TV digital de alta definição chegou ao mercado norte-americano.

6)

GPS, rádio digital, 3G. 2001 foi um ano de acertos, mas a ideia de casa conectada volta a aparecer.

7)

Foi na CES de 2008 que o Blu-Ray ganhou espaço e se livrou da concorrência  do HD-DVD. Até hoje o Blu-Ray não parece ter emplacado.