Disney não encontra atores para os principais papéis do novo filme do ‘Aladdin’

Redação - O Estado de S.Paulo

A equipe de seleção do elenco quer profissionais com traços asiáticos e já realizou mais de 2 mil audições ao redor do mundo

'Aladdin' foi baseado na história 'Mil e uma noites'

'Aladdin' foi baseado na história 'Mil e uma noites' Foto: Reprodução de 'Aladdin' (1992)/ Disney

A Disney está com problemas para formar o elenco da versão live action de Aladdin. A dificuldade principal está em achar dois jovens asiáticos para os papéis mais importantes: Aladdin e a princesa Jasmine.

De acordo com o site The Hollywood Reporter, a equipe responsável pelo elenco já fez mais de duas mil audições ao redor do mundo, por locais como, por exemplo, Londres, Abu Dhabi, Índia e Egito. Uma fonte dentro da Disney afirmou ao site que a demora no processo de escolha mostra a determinação dos estúdios em formar o melhor elenco possível para “um filme tão amado e icônico”.

Dois grandes atores foram cotados para o papel de Aladdin: o paquistanês Riz Ahmed e o britânico com descendência indiana Dev Patel. Contudo, negociações não foram confirmadas até o momento. O único ator já conhecido que parece estar próximo de um papel é Will Smith, que estaria cotado para o papel do Gênio.

Os internautas se prontificaram a ajudar na escolha do elenco fazendo sugestões em suas redes sociais. Os mais lembrados foram o britânico-canadense Avan Jogia e um dos mais reconhecidos atores da Índia, Hrithik Roshan, ambos para o papel de Aladdin. Já a estrela canadense do YouTube Lilly Singh foi sugerida para o papel de Jasmine.

 

Tradução: "Você pode escolher Avan Jogia ou pode simplesmente ignorar o fato que eles são idênticos..."

Tradução: "Não há ninguém melhor do que Krithik Roshan para esse papel, ótimo ator e deus da dança. Anota aí Disney!"

Apesar da procura incessante da Disney por atores culturalmente compatíveis com o papel, alguns internautas duvidaram de suas intenções. Alguns lembraram que a Índia é o segundo país mais populoso do mundo e tem uma indústria cinematográfica consolidada.

 

Tradução: "Eles estão realmente reclamando que é difícil achar um ator do Oriente Médio/Sul da Ásia que saiba cantar e atuar para interpretar Aladdin?"

Tradução: "O segundo país mais populoso do mundo tem uma indústria de homens que dançam e cantam"

 

Um estudo feito pela Universidade da Carolina do Sul com mais de 400 filmes e séries televisivas mostrou que mais da metade não possuía nenhum personagem com características asiáticas. A Annenberg School, da mesma universidade, divulgou que no ano de 2014 apenas 5% dos personagens em filmes foram asiáticos, ao passo que a imensa maioria de 75% era branca.