Ator de 'Star Wars' critica falta de negros em 'Game of Thrones'

Redação - O Estado de S.Paulo

John Boyega, protagonista de 'O Despertar da Força', ainda criticou a falta de representatividade em 'Senhor dos Anéis'

John Boyega disse que as séries não representam a diversidade que existe no mundo real.

John Boyega disse que as séries não representam a diversidade que existe no mundo real. Foto: REUTERS/Paul Hackett

Em uma entrevista à revista GQ, John Boyega, protagonista de Star Wars: O Despertar da Força, falou sobre a falta de diversidade racial em Game of Thrones e Senhor dos Anéis. 

"Não há pessoas negras em Game of Thrones. Você não vê uma pessoa negra em Senhor dos Anéis", disse ele. "Eu não pago para ver sempre o mesmo tipo de pessoa na tela. Porque você vê pessoas diferentes em diferentes culturas, cenários, todos os dias. Mesmo se você é um racista, você tem de viver com isso. Nós podemos irritar algumas pessoas".

Em 2015, na época do lançamento do novo filme da saga Star Wars, Boyega já havia se pronunciado sobre a representatividade negra no cinema americano. "Eu estou no filme, o que vocês vão fazer sobre isso? Vocês podem gostar ou não. Eu não estou dizendo para se acostumarem a algo que vai acontecer no futuro, mas a algo que já está acontecendo. Pessoas não-brancas e mulheres estão, cada vez mais, aparecendo na tela", disse ele para a V Magazine.

Há alguns personagens negros na série da HBO, como Missandei, Vento Cinzento e Nymeria Sand, mas nenhum deles ocupa papéis protagonistas. Já em Senhor dos Anéis, a presença de negros é menor ainda: o ator que interpreta Orc, Lawrence Makoare, é negro, porém a maquiagem azul não mostra sua cor de pele verdadeira.

RELEMBRE: Veja os depoimentos dos artistas no Dia da Consciência Negra