Trança é a proposta de cabelo de verão na SPFW; veja como copiar

Gabriela Marçal - O Estado de S.Paulo

Mais soltas ou em formato de coque, elas apareceram em diferentes desfiles. Cabeleireiros da semana de moda ensinam os truques para fazê-las em casa

Trança longa no desfile da estilista Paula Raia, penteado assinado pelo cabeleireiro e maquiador Ricardo dos Anjos

Trança longa no desfile da estilista Paula Raia, penteado assinado pelo cabeleireiro e maquiador Ricardo dos Anjos Foto: Sérgio Castro/Estadão

Quer penteado mais verão que trança? Sexy, despojadas e cool, ela é a aposta certeira para enfrentar os dias quentes sem perder a elegância. Cientes disso, muitos profissionais de beleza apostaram em versões diferentes de trança para acompanhar os looks dos desfiles de Paula Raia, Trya, Lilly Sarti e Água de Coco por Liana Thomaz nesta temporada da SPFW. 

Ricardo dos Anjos, responsável pelo visual das modelos da estilista Paula Raia, elaborou um rabo de cavalo do qual saia uma trança longa. Detalhe importante: uma segunda trança envolvia o elástico que prendeu os cabelos em um rabo. "É um look leve, brasileiro, a cara do verão", diz Ricardo.

Para o desfile da marca Água de Coco por Liana Thomaz, Rodrigo Costa propôs um coque mais baixo feito de tranças. O truque para o penteado ficar em um formato mais retangular, como exibido na passarela, é amarrar os fios em dois rabos, a partir deles fazer quatro tranças e depois prendê-las em um coque.

A beleza do desfile da grife Trya foi inspirada no tema "sereias" e para materializar essa vibe o expert Max Weber fez uma longa trança com muitos fios soltos. "Usamos duas mechas de aplique e fomos mesclando com o cabelo da modelo, o que dá um efeito de várias tonalidades", explica. 

Um coque trançado e clássico, baixo com fios muito puxados foi o penteado escolhido por Daniel Hernandez para o desfile de Lilly Sarti. Os cabelos foram divididos ao meio e a risca muito marcada dava o toque chique deste penteado que não dá chance para nenhum fiozinho fora do lugar. Para reproduzir, primeiro faça dois rabos bem baixos, depois duas tranças e prenda tudo em um único coque redondo. 

Quer copiar? Então veja o que você deve ter a mão

 - Um spray de fixação forte é um aliado para fazer tranças. Mesmo quando o penteado escolhido tem uma textura desconstruída é importante usar o produto para que os fios soltos fiquem no lugar e não desabem no decorrer do dia. Prefira os sprays de acabamento seco.

- Apliques de cabelo foram usados nos bastidores dos desfiles de Paula Raia e Triya para dar mais volume ou comprimento aos fios naturais da modelo. Como o aplique estará misturado ao seu cabelo você não precisa se preocupar em comprar a opção mais cara da loja, o mais adequado para esse uso são aqueles que podem ser fixados à cabeça com presilhas ou pentes.

- Grampos e elásticos de silicone garantem estrutura e firmeza ao penteado.