Rainha Elizabeth II faz aparição surpresa na Semana de Moda de Londres

Redação - O Estado de S. Paulo

Monarca visitou o evento para anunciar uma nova premiação para estilistas emergentes

Rainha Elizabeth II sentou ao lao de Anna Wintour, diretora da Vogue norte-americana e de Caroline Rush, chefe executiva do British Fashion Council durante o desfile de Richard Quinn

Rainha Elizabeth II sentou ao lao de Anna Wintour, diretora da Vogue norte-americana e de Caroline Rush, chefe executiva do British Fashion Council durante o desfile de Richard Quinn Foto: Yui Mok/Pool photo via AP

Nesta terça-feira, 20, a Rainha Elizabeth II fez uma visita à Semana de Moda de Londres. Sem ser anunciada, a monarca compareceu ao BFC Show, onde acontece a maioria dos desfiles e exposições que estão no calendário do evento. Aos 91 anos, esta foi a primeira aparição dela em uma Fashion Week. 

O motivo da visita é especial: a Rainha anunciou a inauguração do Queen Elizabeth II Award for British Design, uma premiação para jovens estilistas britânicos. De acordo com o Twitter oficial da família real, o prêmio foi criado para reconhecer o papel da indústria da moda na sociedade e diplomacia: “Ele irá contemplar anualmente um designer de moda britânico, que mostre talento e originalidade, além de valores para a comunidade e/ou práticas sustentáveis”, explicava o tuíte. 

O primeiro escolhido para receber a honra foi Richard Quinn, e, ao entregar o prêmio, a Rainha comentou que o seu trabalho é “maravilhoso”, segundo o site da Elle norte-americana. Quinn lançou a sua marca em 2016, após se formar na Central Saint Martins, escola reconhecida como a melhor faculdade de moda do mundo. A monarca assistiu ainda à apresentação do estilista, sentada ao lado de Anna Wintour, com quem ela comentou o desfile, de acordo com o jornal The Telegraph. Para a ocasião, a Rainha Elizabeth II usou um conjunto de saia e jaqueta em azul pastel, assinado por Angela Kelly.