Quatro motivos para o Brasil olhar com atenção para a moda da Colômbia

‘Estadão Moda e Beleza’ acompanha nesta semana o Colombiamoda, principal evento do setor de vestuário do país

PUBLICIDADE

Por Gabriela Marçal
Atualização:
O Colombiamoda acontece entre 27 e 30 de julho Foto: Divulgação

Medellin, Colômbia - Uma das camisetas vendidas em lojas de souvenir da terceira maior economia da América Latina traz a frase “A Colômbia não é o que falam”. O país tem o Produto Interno Bruto (PIB) - principal indicador para mensurar a atividade econômica - menor apenas do que o do Brasil e do México, mas ainda carrega a pecha de ter como um dos cidadãos mais conhecidos o traficante internacional Pablo Escobar. E, infelizmente, não se trata apenas de uma “fama”. Ontem, 26 de julho, a notícia que circulou o mundo sobre a Colômbia informava que o presidente Juan Manuel Santos anunciou a suspensão dos ataques aéreos contra posições das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). No entanto, o país tem muitos outros filhos célebres como o escritor Gabriel García Márquez, o artista Fernando Botero, a ativista Íngrid Betancourt, o jogador de futebol Valderrama, a cantora Shakira e a atriz Sofía Vergara. E hoje começa na cidade de Medellin o Colombiamoda, um evento queprova que a Colômbia não é só “o que falam”.

O evento contará com desfiles de 30 designers diferentes Foto: Divulgação

A apresentação da coleção da estilista Francesca Miranda abre às 21h a vigésima sexta edição do Colombiamoda e puxa a fila de 30 desfiles que vão ocorrer entre 27 a 30 de julho. Miranda já tem 15 anos de carreira e é reconhecida por criar uma moda feminina e para noivas com riqueza de detalhes e que valoriza o feminino.

Com desfiles democráticos, a Semana de Moda da Colômbia tem início Foto: Divulgação

Veja quatro motivos para que a feira fashion organizada pelo Inexmoda (instituto para exportação da moda) chame a atenção do Brasil:

  • Além dos desfiles que mostram peças voltadas a um público mais exclusivo, há espaço para que marcas comerciais negociem grandes vendas e exportação de produtos.
  • O Colombiamoda abrange vários setores do vestuário com marcas femininas, masculinas, infantis, praia, tecidos, acessórios, calçados e bijuterias.
  • O evento também promove a discussão acadêmica entre professores, especialistas e estudantes sobre tendências e negócios do setor fashion.
  • Estilistas consagrados mostram as principais tendências da estação, no entanto parte da programaçãoo também promove o trabalho de novos talentos.
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.