Pantone divulga a cor de 2018

Redação - O Estado de S. Paulo

Tom Ultra Violet promete ser tendência no próximo ano

Prince foi um dos cantores que eternizou o roxo Ultra Violet

Prince foi um dos cantores que eternizou o roxo Ultra Violet Foto: Chris Pizzello/Reuters

A Pantone, empresa norte-americana conhecida por seu sistema de cores, acaba de divulgar qual será a cor do ano 2018. Depois de anunciar as cores do verão, a tonalidade escolhida para o ano inteiro foi a Ultra Violet, um púrpura bem  escuro. “Um tom dramático, provocativo e pensativo de roxo, o Pantone Ultra Violet fala sobre originalidade, ingenuidade e pensamentos visionários que nos levam para o futuro”, explica o site da empresa. 

Artistas como Prince, David Bowie e Jimmi Hendrix também foram entusiastas do tom. “A cor representa a experimentação e a não-conformidade, fazendo com que indivíduos deixem sua marca única no mundo, e puxem as fronteiras para pontos de criatividade”, diz o comunicado oficial. Misticismo e espiritualidade também fazem parte do imaginário do ultravioleta, além de um estado de atenção plena. “Oferece um lugar para aqueles que procuram refúgio do mundo superestimulado de hoje”.

O tom de 2017 foi o Greenery, propondo uma discussão sobre as questões ambientais do mundo, algo que aconteceu durante ano, com diversos debates sobre sustentabilidade no mundo da moda e da beleza. Antes disso, em 2016, a marca elegeu o Rose Quartz, que até hoje é um tom queridinho dos fashionistas.