Modelos negras são destaque na 43ª SPFW

Anna Rombino - Especial para O Estado de S. Paulo

Ana Flavia, Barbara Valente e Liza Silva são algumas das tops que estão fazendo sucesso na Bienal

Mari Calazan, 24 anos, é um dos destaques dessa temporada 

Mari Calazan, 24 anos, é um dos destaques dessa temporada  Foto: Werther Santana/ Estadão

Nas passarelas da 43ª edição da SPFW, que acontece entre os dias 13 e 17 de março na Bienal de São Paulo, é notável o aumento do número de modelos negros. Na Ellus, por exemplo, das 68 pessoas que entraram na passarela para apresentação a coleção de 45 anos da grife, 13 eram negros.  

Mas, mesmo com a diversidade crescendo nos desfiles, o número de brancos ainda é maior. Para Luiza Brasil, jornalista e ativista do movimento negro, esse aumento ainda não é o ideal. "A partipação de modelos negros aumenta a cada edição. Isso é muito positivo", disse, acrescentando que a presença dos negros precisa aumentar em todas as áreas da moda, e não só nas passarelas.

"Em tempos de transformação do mercado nacional, o ideial é que esse espaço não seja só na casca. Já está ficando clara a imagem do negro como capa de revista e na  publicidade", explicou Luiza. "O debate ganha evolução quando vai além do imagético. É importante a representação do negro na cadeira produtiva como um todo. Nas equipes de estilo, produção de moda, geração de conteúdo..."

Confira as modelos negras que estão fazendo sucesso na São Paulo Fashion Week