Maquiagem borrada é tendência nesta temporada da SPFW

Gabriela Marçal - O Estado de S.Paulo

Delineador borrado e cabelos levemente molhados compõe a imagem da mulher proposta para o verão de 2016

Delineador borrado para trazer o clima dos anos sessenta para o desfile da marca PatBô

Delineador borrado para trazer o clima dos anos sessenta para o desfile da marca PatBô Foto: Jf Diorio/Estadão

O delineador com traço um pouco borrado foi uma das tendências mais fortes na maquiagem no começo desta edição da SPFW. O conceito é simples e interessante: abaixo a perfeição. "Como se a mulher tivesse passado o delineador e ele borrou, mas ela não se importou. Ela não está preocupada com um look impecável, ela quer se divertir, encontrar os amigos, cantar e dançar", conta a maquiadora sênior da MAC Cosmetics, Fabiana Gomes, responsável pelo conceito da beleza da passarela da marca Animale.   

As modelos da PatBô também cruzaram a passarela com um delineador desconstruído. O maquiador Henrique Martins explica que a proposta era criar um olhar mais rock'n'roll e ao mesmo tempo seguir a temática anos sessenta. Para isso foram feitos vários riscos imitando cílios postiços e criando um efeito "olhos de boneca". Para consolidar o conceito desleixado, camadas e camadas de rímel borrado. 

Complementam essa maquiagem uma pele com cobertura de corretivo apenas nos pontos necessários, como espinhas e olheiras. Nos lábios, um rosado bem próximo ao tom natural.

Nos cabelos, acabamento levemente molhado compõe a imagem dessa mulher ocupada que não tem tempo (ou paciência) para perder se produzindo. Nas passarelas da Animale e da PatBô esse brilho ficou concentrado na raiz, um mousse foi usado para fixar os fios para trás. As modelos da marca Uma Raquel Davidowicz estavam com cabelos amarrados em um rabo de cavalo alto de maneira displicente e com brilho de fios úmidos. Para garantir esse efeito foi usado um leave-in.