Famosas trazem de volta a moda do cabelo raspado

Gabriela Marçal - O Estado de S.Paulo

Popular nos anos 1990, o corte polêmico ensaia retorno ao cair no gosto das celebridades. Veja fotos

Scarlett Johansson surpreende no Oscar ao aparecer com parte da cabeça raspada

Scarlett Johansson surpreende no Oscar ao aparecer com parte da cabeça raspada Foto: Lucas Jackson/Reuters

Na década de 1990, era comum ver adolescentes e mulheres com uma parte da cabeça, como a lateral ou a nuca, raspada. A modinha controversa caiu em desuso, mas agora, em pleno 2015, ela ensaia um retorno graças às famosas que se renderam à máquina e aderiram ao corte. No Oscar, a atriz Scarlett Johansson surpreendeu ao aparecer com os cabelos curtos e grande parte da cabeça raspada. Muito mais discreta, a atriz britânica Rosamund Pike também cruzou o tapete vermelho exibindo a nuca raspada. Sim, isso mesmo, ela aderiu ao ‘undercut’, como a técnica era conhecida no passado - na época dizia-se, inclusive, que ela reduziria o volume dos fios.

Já o corte de Scarlett é o bom e velho moicano, revisitado com uma aura mais glamourosa. Mas será que ele vai cair no gosto das mulheres reais? “Converso todos os dias com minhas clientes e acho muito difícil essa ideia pegar", diz o cabeleireiro Paulo Oliveira, da rede Jacques Janine. "É um visual muito moderno que provavelmente só vai ser usado por quem trabalha com moda”.

Ainda assim, há uma opção mais "usável": o ‘side cut’, nova marca do visual da modelo Cara Delevingne, que é versátil e pode ficar escondido, já que ao usar os fios divididos ao meio ou de lado o detalhe de rebeldia some. Cara tem lançado mão do truque em campanhas publicitárias e só mostra a parte raspada apenas quando quer (e prende o cabelo).

Algumas celebridades já usaram variações desse ou até já o tem como marca registrada, como é o caso da apresentadora Kelly Osbourne e da cantora Pink. E então? Essa moda faz a sua cabeça?