Conheça o diamante que está prestes a se tornar o mais caro da história

reuters - O Estado de S.Paulo

‘The Pink Star’, que estará à venda novamente no próximo mês, é estimado em 60 milhões de dólares

'The Pink Star' é avaliado em 60 milhões de dólares.

'The Pink Star' é avaliado em 60 milhões de dólares. Foto: REUTERS/Toby Melville

Um diamante de 59,60 quilates, conhecido como ‘The Pink Star’, voltará a leilão em abril e pode alcançar o valor recorde de 60 milhões de dólares. A venda acontece três anos depois que a peça foi comprada por um valor maior. Em novembro de 2013, um leilão em Genebra obteve um recorde mundial de 83 milhões de dólares pela pedra, mas o comprador, Isaac Wolf, de Nova York, não conseguiu pagar.

No entanto, após alguns leilões bem-sucedidos de diamantes coloridos nos últimos anos, a casa disse que seria um bom momento para tentar vender a pedra novamente. "Nos últimos anos, tivemos diamantes coloridos com desempenho extremamente bom. Alguns recordes foram batidos para os diamantes coloridos - rosa e azul principalmente", disse David Bennett , Presidente mundial da Divisão de Joias da Sotheby's.

Em 2015,  ‘Blue Moon of Josephine’, de 12,03 quilates, foi vendido por 48,5 milhões de dólares em Genebra.

A peça vai estar a venda novamente em abril.

A peça vai estar a venda novamente em abril. Foto: REUTERS/Toby Melville

‘The Pink Star’ é o maior diamante cor-de-rosa vívido avaliado pelo instituto Gemological de América (GIA).

Sotheby's disse que a pedra foi inicialmente extraída por De Beers em 1999 em Botswana como um diamante bruto de 132,5 quilates antes de ser cortado e polido. Sua forma refinada agora está definida para ser o mais valioso diamante polido já oferecido em leilão.

"O tamanho extraordinário deste diamante de 59,60 quilates, emparelhado com a sua riqueza de cores, supera qualquer registro conhecido de diamante rosa na história", disse Bennett.