Contos de fada e inspiração militar abrem a Semana de Moda de Milão

Giulia Segreti - Reuters

Gucci e Fay apresentaram suas coleções na capital italiana da moda nesta quarta-feira, 21

O desfile da Gucci foi inspirado em contos de fadas. 

O desfile da Gucci foi inspirado em contos de fadas.  Foto: Valerio Mezzanotti/The New York Times

Na coleção "Lanternas Mágicas" da Gucci, vestidos de babados em camadas, adereços dourados e roupas ecoando o estilo hippie estavam nos holofotes. O desfile da marca italiana abriu a Semana de Moda de Milão, que começou nesta quarta, 21, e termina em na segunda, 26. Dragões, águas-vivas e papagaios decoraram casacos e vestidos, além de duas zebras em um grande casaco de pele laranja. Sobre a batida de melancólicos violinos, modelos andaram sobre uma passarela de carpete rosa em uma antiga estação ferroviária coberta de painéis metálicos da mesma cor. Mais alguns óculos de glitter, complexos fascinators e turbantes e altíssimas plataformas nos pés compuseram a quarta coleção feminina de Alessandro Michele para a marca (ele é o diretor criativo desde janeiro de 2015). "Todas as cores contam uma história mergulhada em fantasia e fanstasmagoria", declarou o estilista. 

Na coleção "Lanternas Mágicas" da Gucci, vestidos de babados em camadas, adereços dourados e roupas ecoando o estilo hippie estavam nos holofotes.

Na coleção "Lanternas Mágicas" da Gucci, vestidos de babados em camadas, adereços dourados e roupas ecoando o estilo hippie estavam nos holofotes. Foto: REUTERS/Max Rossi

Já o desfile da Fay teve roupas com inspiração militar e sandálias gladiadoras, suavizadas por blusas bordadas, detalhes asiáticos, flores e estampas que remetiam aos anos 1970. Os tons de verde, azul marinho e cinza foram enriquecidos com paetês metálicos, suede e acessórios dourados, incluindo práticas bolsas saco. "Nós tentamos acompanhar a mudança de tendências usando elementos de street style", disse Tommaso Aquilano, que, ao lado de Roberto Rimondi, é desde 2010 o diretor criativo da Fay, marca que integra o grupo italiano Tod's. Aquilano acrescentou que a inspiração veio tanto dos anos 1970 quanto dos 1990, "épocas em que a moda passou por evoluções significativas". 

A Fay criou uma coleção com estética militar. 

A Fay criou uma coleção com estética militar.  Foto: EFE/Fay Press Office