PUBLICIDADE

Príncipe William e Kate veem impacto da mudança climática no Paquistão

Casal visitou uma geleira em derretimento para testemunhar as consequências ambientais

Por Charlotte Greenfield
Atualização:
Príncipe William e Kate Middleton em visita à geleira deChiatibo. Foto: Neil Hall/Pool via Reuters

O príncipe William e Kate Middleton visitaram nesta quarta-feira, 16, uma geleira em derretimento na cadeia de montanhas do Indocuche, perto da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão, para testemunhar em primeira mão o impacto da mudança climática que a viagem do casal pretende destacar.

PUBLICIDADE

Eles voaram de helicóptero ao extremo norte da geleira Chiatibo, onde um especialista em mudança climática explicou como ela está encolhendo. A massa de gelo é uma das cerca de sete mil geleiras paquistanesas que autoridades meteorológicas dizem mostrarem sinais de derretimento, citando dados coletados ao longo dos últimos 50 anos.

Mais cedo, o duque e a duquesa de Cambridge haviam parado em um aeroporto de Chitral e recebido um chapéu emplumado tradicional semelhante ao que foi presenteado à mãe de William, princesa Diana, durante visita à região em 1991. Eles também receberam um álbum de fotos da visita de Diana.

William ressaltou a visita à geleira e o desafio da mudança climática, tema de destaque da turnê de cinco dias do casal, em um discurso feito na noite anterior em uma recepção a cargo da Alta Comissão Britânica no monumento nacional do Paquistão, na capital Islamabad.

Príncipe William e Kate Middleton receberam chapéus tradicionais emChitral, no Paquistão. Foto: Samir Hussein/Pool via Reuters

As geleiras do norte paquistanês e aquelas do Indocuche e da região do Himalaia são uma fonte de água importante para 250 milhões de pessoas, sendo que 1,6 bilhão dependem de rios que se originam nas montanhas. Por isso, a elevação das temperaturas globais ameaça muitas comunidades.

"Isso poderia levar a uma perda de mais de um terço destas geleiras vitais em menos de um século, com impactos enormes não só na disponibilidade de água, mas na agricultura e na geração de hidroenergia"”, disse William no discurso. Ele disse esperar que a visita a Chitral ajude o casal a entender melhor os desafios que os moradores estão enfrentando. "Espero descobrir o que mais todos nós podemos fazer para ajudar a evitar e mitigar esta catástrofe global iminente."

Mais tarde, Kate e William observaram danos e treinamentos de reações de emergência em um vilarejo de Chitral que foi atingido por inundações resultantes do derretimento das geleiras.

Publicidade

Assista abaixo à visita do casal à pequena tribo Kalash, no norte do Paquistão. No local, mulheres se misturam livremente com os homens e podem escolher seus maridos, ao contrário de grande parte do país patriarcal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.