Mutações genéticas das baleias da Groenlândia podem explicar longevidade

Os segredos do aumento da expectativa de vida podem estar no DNA dos mamíferos mais longevos do planeta

Por Gabriela Carelli

Descobrir o segredo dos super centenários – aqueles velhinhos com mais de 110 anos que comem de tudo, fumam e até bebem, mas parecem incólumes aos efeitos nefastos do tempo na saúde – é uma das principais metas da ciência neste início de século. Afinal, o que teriam esses bravos anciões da espécie humana de tão especial para não desenvolverem, com o avançar da idade, as chamadas doenças do envelhecimento, como câncer, diabetes e cardiopatias?

Cientistas americanos e ingleses identificaram mutações nos genes ERCC1 e o PCNA do animal Foto: Isaac Kohane/Creative Commons

Até pouquíssimo tempo, pesquisadores do tema achavam que as respostas para a razão da surpreendente expectativa de vida desses idosos estavam em seus genes. Num esforço conjunto, um grupo de cientistas de diversos países mapeou o DNA de 17 dos 74 super centenários que vivem no planeta a fim de encontrar genes comuns a todos eles que agiriam para, de alguma forma, aumentar suas expectativas de vida. A missão, infelizmente, falhou – pelo menos por enquanto. Até novembro, a comparação dos genomas dos 17 idosos não tinha identificado nenhuma molécula presente em todos os genomas estudados.

Mas é bem possível que a resposta não esteja no nosso DNA, sim no de outros seres vivos. Mais especificamente no genoma da baleia da Groenlândia. Esse bicho enorme, com cerca de 15 metros de comprimento, e robusto, pode pesar até 100 toneladas, é a mais nova aposta da ciência para desvendar os mistérios da longevidade. O animal, o mais longevo de todos os mamíferos, é capaz de viver 210 anos – quase um século a mais do que os homens, que podem alcançar 120 anos, sete vezes mais do que o urso, que vive 30, e dez vezes mais do que a girafa, que não passa de 10 anos, só para citar alguns exemplos.

Não é só o tempo de vida deste cetáceo que impressiona – as baleias da Groenlândia, apesar de terem mil vezes mais células que um humano, não têm mais chances de desenvolver câncer. Pelo contrário, são extremamente resistentes à doença. Trata-se de um paradoxo. O câncer é resultado de anomalias no material genético das células que podem ocorrer durante a divisão celular. Quanto mais se vive, mais as células se dividem, aumentando o risco de alguma anomalia acontecer. E quanto mais células tem um ser vivo, maiores os riscos de problemas decorrentes do processo de divisão.

Pesquisadores já começam a desvendar os segredos da baleia de vida longa. Depois de comparar o genoma da baleia da Groenlândia com o da baleia de Minke (que vive entre 30 e 50 anos), cientistas americanos e ingleses identificaram mutações nos genes ERCC1 e o PCNA do animal, ambos relacionados à reparação celular e ao envelhecimento. A informação, publicada esta semana na Cell Reports, pode contribuir para o combate de doenças crônicas e para o aumento da expectativa de vida em humanos.

Segundo o geneticista João Pedro de Magalhães, da Universidade de Liverpool, que liderou a pesquisa, o achado pode levar ao desenvolvimento de drogas para ativar genes de reparação celular em humanos, similares ao encontrados na baleia, a fim de evitar o surgimento de câncer e outra doenças sérias relacionadas à idade. Outra possibilidade é a manipulação genética – a introdução desses genes em outros organismos vivos, homens inclusive, para, assim, conseguir uma maior reparação do DNA. Só esperando para ver – e crer.

Tudo Sobre