Lúcio Mauro completa 90 anos nesta terça; relembre sua carreira

- O Estado de S.Paulo

Comediante interpretava o clássico Aldemar Vigário, da 'Escolinha do Professor Raimundo'

Lúcio Mauro 

Lúcio Mauro  Foto: JOSE PAULO LACERDA/AE

Nesta terça-feira, 14 de março, o ator Lúcio Mauro completa 90 anos de idade. Ao longo destas nove décadas, interpretou personagens marcantes e foi capaz de entreter, fazer rir e até emocionar. 

Em sua homenagem, o E+ separou diversos momentos marcantes da carreira de Lúcio Mauro. Confira abaixo!

Aldemar Vigário

Provavelmente seu papel mais conhecido. Na Escolinha do Professor Raimundo, Aldemar Vigário era o aluno mais 'puxa-saco' da turma, que adorava responder às perguntas do Professor Raimundo (Chico Anysio) remetendo a grandes atos supostamente feitos pelo mestre. "Quem? Quem? Raimundo Nonato!", era como encerrava suas falas.

Confira abaixo uma de suas participações:

O comediante não se limitava a causar risos. Confira abaixo um monólogo contado pelo personagem capaz de encher os olhos de lágrimas, sobre o Dia de Natal:

Fernandinho

'Ofélia' e 'Fernandinho' ao lado de Stênio Garcia

'Ofélia' e 'Fernandinho' ao lado de Stênio Garcia Foto: João Cotta / TV Globo / Divulgação

No quadro Fernandinho e Ofélia, o personagem vivido por Lúcio Mauro sempre recebia um 'grande amigo', que não via há muito tempo, e precisava lidar com sua distraída esposa Ofélia e as besteiras ditas por ela ao convidado.

Os mais novos devem conhecer o quadro interpretado pela atriz Cláudia Rodrigues, no Zorra Total. Porém, a origem dele remete ao programa Balança Mas Não Cai, da década de 1980, quando a Ofélia 'original' era vivida por Sônia Mamede.

Confira abaixo o quadro original!

Relembre também a regravação com Cláudia Rodrigues:

Humor

Reverenciado no mundo da comédia, Lúcio foi convidado a fazer participações especiais em diversos humorísticos, como Sob Nova Direção e Os Normais, entre outros. Confira nos vídeos a seguir sua participação em Sai de Baixo!

(A partir de 12 minutos)

Novelas

Graças à sua versatilidade, Lúcio também atuou em diversas novelas, seja como personagem fixo ou apenas em participações especiais. Paraíso Tropical, Gabriela, Malhação e Caminho das Índias estão em seu currículo, entre outras. 

Abaixo, imagem de sua participação em A Favorita, no ano de 2008, quando viveu o personagem Sabiá, em cena beijando Manu (Emmanuele Araújo).

Lúcio Mauro e Emmanuele Araújo em cena de 'A Favorita'

Lúcio Mauro e Emmanuele Araújo em cena de 'A Favorita' Foto: FREDERICO ROZARIO/TV GLOBO/DIVULGAÇÃO

 

Pai e Filho

Lúcio Mauro e Lúcio Mauro Filho

Lúcio Mauro e Lúcio Mauro Filho Foto: Tata Barreto / Globo / Divulgação

O filho do ator, que também leva seu nome, teve a honra de interpretar o mesmo Aldemar Vigário na nova versão da Escolinha. Ele já chegou a passar por um momento 'curioso', ocorrido durante uma participação no Globo News em Pauta. Na ocasião, uma repórter pergunta ao filho do comediante sobre "seu pai, que não está mais entre nós".

"Graças a deus o papai está entre nós! Ainda!", riu o ator, saindo da saia justa com bom-humor. Confira abaixo.

 

 

O jovem também fez questão de homenagear o pai através de sua conta no Instagram nesta terça-feira. Confira abaixo!

 

Hoje meu pai faz 90 anos! Dos 42 que já vivi com ele, posso afirmar categoricamente: É a figura mais humana que já conheci. Cheio de qualidades assombrosas, que fizeram com que o fato de eu carregar seu nome, sempre fosse uma dádiva e nunca um peso. Pois onde quer que eu me apresentasse, sempre recebia um sorriso ao ouvirem meu nome. É porque eu era filho dele. É o meu maior exemplo, como pai, profissional e homem. Qualquer qualidade que por ventura eu tenha, se deve a educação maravilhosa que dele recebi. Levo adiante o seu legado, com orgulho e responsabilidade. Celebro todos os dias sua existência e vontade de viver! Ontem, um de seus filhos postiços, o Fábio Porchat, o homenageou com o prêmio de humor. E fez questão de levar o troféu para ele. Não podia ser mais lindo. Um troféu com a metade da cara de um palhaço e outra metade com a cara de Lucio Mauro. O palhaço mais lindo que já conheci. Obrigado por tudo pai! Vamos celebrar esses 90! #luciomauro90

Uma publicação compartilhada por Lucio Mauro Filho (@luciomaurofilhooficial) em

 

5 comediantes nessa foto. Deixa eu explicar: O Prêmio de Humor que Fabio Porchat criou, é dos movimentos mais generosos de que tive notícia. Só podia vir desse gênio do amor e do humor. O homenageado da noite foi meu pai, que neste exato momento, começa as comemorações de seus 90 anos. Eu fui representá-lo e recebi das mãos do meu irmão Bruno Mazzeo. Lucio pai, Lucio Filho, Mazzeo e Porchat. Tá faltando um? O fotógrafo, Nelson Freitas, que fez esse clique cheio de afeto. Parabéns Fábio, por homenagear meu pai e todos os comediantes do Brasil! É por isso que você é amado por todos! Porque  você redistribui esse amor! Noite de fortes emoções! E 5X Comédia ainda levou os prêmios de melhor texto e performance (Thalita Carauta!✨). Obrigado Fabio! A nossa família te ama muito! Feliz aniversário pai! #premiodehumor

Uma publicação compartilhada por Lucio Mauro Filho (@luciomaurofilhooficial) em