Disney encerra parceria com youtuber após vídeo com conteúdo antissemita

- O Estado de S.Paulo

PewDiePie é o youtuber mais influente do mundo, com mais de 50 milhões de inscritos

Disney cancela parceria com PewDiePie após vídeo com conteúdo antissemita.

Disney cancela parceria com PewDiePie após vídeo com conteúdo antissemita. Foto: Reprodução/YouTube

Nesta terça-feira, 14, o Maker Studios, uma divisão da Disney, anunciou o cancelamento de sua parceria com o youtuber Felix 'PewDiePie', considerado o maior youtuber do mundo, com mais de 50 milhões de inscritos. O motivo? Ele postou um vídeo com conteúdo antissemita.

No dia 11 de janeiro, PewDiePie publicou um vídeo mostrando que pagou dois homens indianos para escrever um cartaz com a frase 'Death to all jews', que significa 'morte a todos os judeus'. O vídeo era um teste do site Fiverr, em que usuários podem pagar para que outras pessoas realizem atos ao vivo na internet.

O vídeo, porém, não foi muito bem recebido e gerou diversas críticas. O youtuber então se defendeu, dizendo que "não esperava que eles realmente fossem fazer isso" e que estava arrependido.

Mas as críticas não acabaram por aí e a Disney se viu obrigada a cancelar a parceria com o youtuber para preservar sua imagem. "Embora Felix tenha criado sua base de fãs sendo provocativo e irreverente, ele claramente foi longe demais neste caso e o resultado é  um vídeo inapropriado", disse uma representante do Maker Studios à imprensa. 

Segundo o The Wall Street Journal, essa não foi a primeira vez que PewDiePie publicou um vídeo com conteúdo antissemita. Um relatório do jornal revela que, desde agosto de 2016, foram publicados nove vídeos com o mesmo problema. Em seu Tumblr, o youtuber disse recentemente que "não apoia neonazistas de qualquer maneira".