Youtuber é detido por pegadinha de 'La Casa de Papel' em presídio

Redação - O Estado de S.Paulo

Gerson Albuquerque e três amigos invadiram o estacionamento de presídio vestidos como os personagens da série

Youtuber e amigos foram detidos ao invadir estacionamento de presídio

Youtuber e amigos foram detidos ao invadir estacionamento de presídio Foto: Imagem cedida pela Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco

O youtuber Gerson Albuquerque e três amigos foram detidos ao tentar invadir um presídio nesta terça-feira, 17. Eles queriam gravar uma pegadinha inspirada na série La Casa de Papel, da Netflix.

O grupo foi detido por policiais ao invadir o estacionamento do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) de Abreu e Lima, em Pernambuco. “Amanhã vocês têm que ver, até abordado a gente foi. Eu nunca vi tanta polícia como hoje”, contou Gerson em um vídeo após o ocorrido.

Ele publicou vídeos em seu Instagram na noite da última segunda-feira, 16, em que dizia que estava se preparando para gravar uma brincadeira. Ele e mais três amigos vestiam macacões vermelhos e máscaras de Salvador Dalí, em referência à série da Netflix na qual um grupo de criminosos executa um assalto à Casa da Moeda da Espanha.

A Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco informou por meio de nota que “os agentes penitenciários realizaram a abordagem e os encaminharam à Delegacia de Paulista [cidade vizinha] para providências legais cabíveis”.

Rapazes invadiram presídio fantasiados como os personagens da série 'La Casa de Papel'

Rapazes invadiram presídio fantasiados como os personagens da série 'La Casa de Papel' Foto: Imagem cedida pela Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco

“É de uma irresponsabilidade inimaginável. Foi uma ação arriscada e que só não teve um final trágico graças à experiência dos nossos agentes penitenciários. Recentemente, 21 pessoas morreram numa tentativa de resgate no presídio do Pará. Na ação de hoje, o grupo poderia facilmente ser confundido com estes mesmos criminosos”, falou Pedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, por meio de nota.

No vídeo, Gerson chama seus amigos por apelidos: Belém, Paraíba e Minas Gerais. Essa é outra referência à série, uma vez que os personagens usam nomes de cidades de todo o mundo como codinome.

 

VEJA TAMBÉM: Pegadinhas de youtubers que viraram caso de polícia