Tubarão é resgatado de aquário particular no interior de São Paulo

Redação - O Estado de S.Paulo

Animal que vivia em aquário doméstico de apenas 3 metros foi transferido para um novo local no litoral norte de São Paulo

Animal vivia em aquário privado no interior de São Paulo

Animal vivia em aquário privado no interior de São Paulo Foto: Divulgação/Aquário de Ubatuba

A equipe do Aquário de Ubatuba resgatou um Tubarão-Lixa que vivia num aquário privado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A operação durou 30 horas e contou com o apoio de biólogos e veterinários. “Trata-se de uma fêmea jovem. Iremos preparar a qualidade da água antes de removê-la para daí então transportá-la em segurança até Ubatuba”, disse a veterinária responsável Veronica Takatsuka. Ela ainda afirmou que, durante o transporte do tubarão foram feitas algumas paradas para verificar as condições de saúde do animal e a oxigenação da água.

Por ser uma operação delicada, a equipe comandada pelo biólogo Leandro Santos realizou uma simulação. “Vamos pegar um membro da nossa equipe e simular como se fosse o tubarão, assim ensaiaremos a operação que inclui a remoção do aquário e o transporte do animal na maca até a caixa projetada especialmente para o transporte deste animal”, concluiu Leandro.

O resgate aconteceu a partir da ligação do proprietário do animal que reconheceu a falha e solicitou ajuda dos órgãos responsáveis. Apesar de parecer uma situação inusitada, resgates deste tipo são mais comuns do que aparentam. “Já perdemos a conta de quantos resgates realizamos ao longo desses 21 anos de atuação. É muito importante ressaltar que o ambiente doméstico não proporciona os cuidados necessários que os animais silvestres exigem para viver longe de seu habitat natural”, afirma Hugo Gallo, diretor do Aquário de Ubatuba.

O biólogo Leandro Santos analisa as condições de resgate

O biólogo Leandro Santos analisa as condições de resgate Foto: Divulgação/Aquário de Ubatuba

A instituição fundada em 1996 pelo próprio atual diretor é o primeiro aquário privado do país. Desde sua fundação até os dias de hoje, sua missão é atuar na conservação do ambiente marinho por meio da educação ambiental e pesquisas. Reconhecido como um dos melhores aquários da América do Sul e do Brasil (fonte: Trip Advisor) o Aquário de Ubatuba é também considerado uma das melhores opções de lazer educativo no litoral de São Paulo. O circuito de visitação é composto por 21 recintos, nos quais vivem mais de 700 animais de cerca de 130 espécies diferentes – representando os mais variados ecossistemas do Brasil e do mundo.