Tubarão-cobra raro com 300 dentes é encontrado em Portugal

Redação - O Estado de S.Paulo

Animal é considerado um 'fóssil vivo' e estava a 700 metros de profundidade no mar

Tubarão-cobra raro encontrado em Portugal tem mais de 300 dentes.

Tubarão-cobra raro encontrado em Portugal tem mais de 300 dentes. Foto: Reprodução/Sic Notícias

Uma espécie de "tubarão-cobra" foi encontrado por pescadores na costa de Algarve, em Portugal, e o animal está causando muita curiosidade nos cientistas por ser um animal muito antigo. Cientistas falaram para o Sic Notícias que o animal é da espécie Chlamydoselachus.

O peixe tem 1,5 metro e tem um corpo "longo e fino e uma cabeça que parece com a de uma cobra", e tem mais de 300 dentes na boca.

A descoberta é rara porque ele vive em águas muito fundas, de 500 a 1.000 metros de profundidade do mar. O animal encontrado em Portugal estava a 700 metros de profundidade.

Pesquisadores da organização de meteorologia, mar e atmosfera IPMA disseram que o animal é um "fóssil vivo", porque suas características permaneceram iguais por 80 milhões de anos.

"Ele faz parte de uma família em que as outras espécies estão extintas, que são conhecidas apenas como fósseis, por isso nós chamamos isso de fóssil vivo", explicou a cientista Margarida Castro, professora da Universidade de Algarve à Sic Notícias TV.