PUBLICIDADE

Retirada de dinossauro para pagar dívida comove Ribeirão Preto

Estátua estava na frente de uma loja há dez anos; internautas organizam eventos e abaixo-assinado para trazer o 'Dino' de volta

Foto do author Priscila Mengue
Por Priscila Mengue
Atualização:
Estátua de dinossauro era ponto de referência em Ribeirão Preto Foto: Reprodução

O interior paulista está em luto. Na quarta-feira, 23, foi retirada a estátua que muitos consideravam a Torre Eiffel ou Estátua da Liberdade de Ribeirão Preto. Sem nome oficial, ela era chamada popularmente apenas de "Dino", nome carinhoso que agora ilustra hashtags e eventos no Facebook.

A estátua de concreto ficava localizada na esquina da Avenida Independência com a Rua Prudente de Moraes, no centro da cidade. Ela pertencia à loja Shopping da Churrasqueira, que, após um acordo judicial, cedeu o item para um dos diretores do Jornal Tribuna para saldar uma dívida de R$ 1.890, de 2012, de uma compra nunca entregue. O novo lar do dinossauro não foi informado. 

PUBLICIDADE

Em 24 horas, a avaliação do Shopping das Churrasqueiras no Facebook caiu de 5 estrelas para 1,5. Além da loja, internautas também estão postando reclamações no site do jornal, que noticiou o assunto. Fotógrafo freelancer no Tribuna, Alfredo Risk registrou o momento exato em que um caminhão retirou a estátua, que estava no local há, pelo menos, 10 anos.

"Fui lá fazer o registro da retirada, pois sabia da 'importância' dele para a cidade. Sabia que iria repercutir", disse. Segundo o fotógrafo, além de ser um ponto de referência na região, o dinossauro também era muito popular entre crianças e adolescentes. "Virou uma febre tirar foto ao lado da estátua, em cima dela também", comenta.

O comércio da cidade não ficou para trás e entrou na onda, fazendo postagens nas redes sociais. Uma escola de dança e um bar sugeriram ser o novo lar da estátua, enquanto um restaurante japonês ofereceu 700 mil yakissobas de camarão como recompensa para quem encontrasse o dinossauro - que permanece desaparecido.

Ao menos três eventos foram criados no Facebook para reivindicar a volta de Dino. Guilherme Sircili relata que ficou sabendo da mudança por grupos do WhatsApp, num dos quais decidiu, juntamente com outros jovens, criar o evento "VOLTA DINO (Oficial)", que já foi compartilhado mais de 5 mil vezes em 24 horas. De acordo com ele, todos diziam que  a estátua era um dos pontos turísticos do município. "Todo mundo já está sabendo do acontecido e todos estão tristes com a retirada desse símbolo da cidade", acrescenta.

Também criador do VOLTA DINO (Oficial), Guilherme de Almeida relata que a novidade "chocou a todos".  "Tenho algumas fotos com ele em momentos felizes. Ele estava presente no começo do meu namoro, que já está completando um ano", relata. Até o prefeito eleito da cidade, Duarte Nogueira (PSDB) se pronunciou sobre o assunto.

Publicidade

​Diante do sucesso da campanha, os dois Guilhermes, juntamente com Jhonie, Matheus, Roger e Henrique, estão discutindo a realização de algum evento fora da internet para homenagear essa estátua que conquistou tantos corações. "Estamos conversando e decidindo entre nós, um lugar já foi escolhido para uma possível noite de encontro de amantes do Dino que era praticamente um símbolo da nossa cidade", adianta Roger.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.