Quer virar atleta? Alemão cria Associação dos Esportes de Sofá

Redação* - O Estado de S.Paulo

Torben criou um clube para que pessoas sedentárias pudessem se reunir e realizar brincadeiras típicas de bares

Berlinense criou associação de esportes para aqueles que não gostam de sair do sofá (imagem ilustrativa)

Berlinense criou associação de esportes para aqueles que não gostam de sair do sofá (imagem ilustrativa) Foto: Thomas Peter / Reuters

Nem todo mundo cede à pressão de uma vida mais saudável. É o caso de Torben Bertram, um berlinense de 39 anos que criou a Associação dos Esportes de Sofá para unir pessoas sedentárias através de brincadeiras e atividades que são praticadas em sofás de bares.

“Eu simplesmente não gostava da pressão constante de me tornar uma pessoa melhor”, afirmou o criador da Associação dos Esportes de Sofá. Ele se considera o contrário da maioria dos jovens de Berlim: magros e bem-vestidos, porém estressados.

Por isso ele criou um clube para incentivar exercícios e jogos de sofá. Entre as atividades estão se balançar para frente e para trás; gritar e bater no peito como o Tarzan; e a competição em que eles devem comer batatas chips de um copo plástico sem usar as mãos - popular entre os filhos dos participantes.

O clube foi criado em 2017 e se reúne em bares e pubs que tenham sofás. Atualmente, a associação conta com 25 membros de oito a 64 anos. Homens, mulheres e crianças são convidados a participar.

“Nós não somos ‘batatas de sofá’ [expressão alemã que remete a pessoas que ficam muito tempo sentadas no sofá] comuns porque não estamos apenas perdendo nosso tempo em frente à TV”, disse Torben. “Nós pensamos muito para elaborar nossas atividades”.

 

*Com informações da AP