Quanto você sabe sobre a representatividade da mulher nas eleições 2016?

Spoiler: a situação não está boa

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Já o número de vereadoras do estado de São Paulo mais que dobrou nestas eleições. Em 2017, a Câmara Municipal terá 11 mulheres entre as 55 cadeiras (seis a mais que o mandato anterior), o que representa 20% de participação. Os outros 80% de vereadores são homens. Não custa lembrar: 52% da população da capital paulista são mulheres. Foto: Divulgação/TSE

O debate pela igualdade de gênero continua aceso, mas será que surtiu efeito no resultado das eleições deste ano? Não muito. Em 2012, 11,9% de mulheres foram eleitas prefeitas em todo o Brasil; em 2016, a porcentagem diminuiu para 11,6%, de acordo com o Datafolha.

PUBLICIDADE

Isso significa que das 5.509 cidades que já definiram seus eleitos no primeiro turno, 639 serão administradas por prefeitas. Segundo o último Censo do IBGE, as mulheres representam 51% da população brasileira.

E os números não animam muito quando comparados a outras nações. De um total de 190 países, o Brasil ficou na 116ª posição em relação à participação feminina no Legislativo. Os dados foram divulgados em 2015 pela União Inter-Parlamentar e são referentes às informações fornecidas até o início do ano passado.

Quer saber um pouco mais sobre a participação feminina nestas eleições? Confira:

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.