Professora encontra solução para ajudar alunos com transtornos sensoriais

Redação - O Estado de S.Paulo

A engenhosa cadeira fez sucesso com os internautas

Professora de escola norte-americana criou solução engenhosa para estimular crianças com transtornos sensoriais.

Professora de escola norte-americana criou solução engenhosa para estimular crianças com transtornos sensoriais. Foto: airunique / Pixabay

Um dos transtornos comumente associados aos espectros do autismo e outros distúrbios é o sensorial. Ele faz com que uma criança tenha a integração entre seus sentidos alterada e precise de muitos mais estímulos para conseguir um pleno desenvolvimento escolar e intelectual. 

Pensando nisso, Amy Maplethorpe, fonoaudióloga de uma escola na região metropolitana de Chicago, criou uma cadeira sensorial feita especialmente para esses casos. Pintando uma cadeira comum da escola de verde neon e colando bolas de tênis no assento e no encosto, a engenhosa invenção cria texturas visuais e táteis diferentes para estimular essas crianças. 

O post da escola mostrando como fazer a ideia já foi compartilhado mais de 91 mil vezes no Facebook e foi elogiado por vários internautas que têm filhos que sofrem desses transtornos. Uma das internautas disse que “soluções simples como essa deveriam fazer parte da formação de todos os educadores que lidam com crianças portadoras de necessidades especiais”.