Nova presidente de Cingapura ganha emoji no Twitter

Redação - O Estado de S.Paulo

Halimah Yacob é a primeira mulher a chefiar o Executivo da cidade-Estado

O Twitter criou emoji especial para comemorar a escolha de Halimah Yacob como a primeira presidente mulher na história de Cingapura.

O Twitter criou emoji especial para comemorar a escolha de Halimah Yacob como a primeira presidente mulher na história de Cingapura. Foto: Edgar Su/Reuters

Halimah Yacob é a nova presidente de Cingapura. Sem adversários por conta de restritivas leis eleitorais Yacob foi considerada a vencedora da disputa, que não contou com eleições. Ela é a primeira mulher (e também a primeira pessoa de ascendência malaia) a assumir o cargo máximo do Executivo da ilha do Pacífico.

Para comemorar este marco, o Twitter criou um emoji com a representação de Yacob, a primeira vez que a rede social homenageia uma mulher eleita como chefe de Estado de um país. Usando algumas das hashtags #HalimahYacob, #PresidentHalimah ou #MdmPresident, a figura de Halimah aparecerá para comemorar sua eleição como presidente da cidade-Estado.

Entre os usuários cingapurianos, a hashtag está sendo utilizada para comemorar a eleição de Halimah, mas também há pessoas a usando como forma de protestar o que consideram uma forma antidemocrática de eleição. Um dos requisitos para ser candidato à presidência do país é que a pesso precisa ter ocupado uma posição executiva em alguma empresa com pelo menos 500 milhões de dólares cingapurianos (mais de R$ 1.163 bilhão) em capital próprio, como informa o New York Times.

Veja abaixo como é o emoji.