Na China, pais pedem que brinquedo seja banido por ser perigoso

Redação - O Estado de S.Paulo

Os mini-crossbows são uma espécie de estilingue que utiliza palitos de dentes como munição

Brinquedo parece um estilingue, mas usa palitos de dentes como munição. 

Brinquedo parece um estilingue, mas usa palitos de dentes como munição.  Foto: AFP PHOTO/STR/China OUT

Apesar da febre dos fidget spinners em muitos países, na China é outro brinquedo que está conquistando as crianças e preocupando os pais. Os mini-crossbows são uma espécie de 'estilingue com palitos de dentes', que têm força suficiente para quebrar diversos objetos, e viraram um problema para os pais de jovens e funcionários de escolas.

Muitas cidades, incluido Shenzhen e Qingdao, disseram que proibiram as vendas do brinquedo, que custa cerca de um dólar e é capaz de estourar latas de refrigerante, maçãs e até lâmpadas, a depender do 'projétil'.

Acredita-se que os brinquedos começaram a ser vendidos no sudoeste da cidade de Chengdu, mas, rapidamente, se espalharam para todo o país. Em Macau, a polícia anunciou, em comunicado, que usar o brinquedo é crime.

Brinquedo parece um estilingue, mas usa palitos de dentes como munição.

Brinquedo parece um estilingue, mas usa palitos de dentes como munição. Foto: AFP PHOTO/STR/China OUT

Ainda que não tenha sido registrado nenhum relato de ferimentos pelos brinquedos, pais estão criando petições online para banir a venda do crossbows em todo o país. "Vai ser comum as pessoas ficarem cegas, deve ser banido!", disse um usuário num fórum da rede social hupu.com.

Após as críticas, o Tabao e JD.com, os dois maiores sites de compras online da China, pararam de vender o crossbow.

* Com informações da AFP