Museu de NY tem vaso sanitário de ouro e os visitantes podem utilizá-lo

Redação - O Estado de S.Paulo

Obra 'America', de Maurizio Cattelan, está em exposição há quase um ano e mais de 100 mil pessoas já o utilizaram

'America', um vaso sanitário de ouro que é totalmente funcional, está em exposição em Nova York. 

'America', um vaso sanitário de ouro que é totalmente funcional, está em exposição em Nova York.  Foto: REUTERS/Brendan McDermid

Há quase um ano, o museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York, está exibindo a obra America, um vaso sanitário feito de ouro 18 quilates que funciona como um vaso comum. Durante este tempo, mais de 100 mil pessoas o utilizaram.

O autor da obra é Maurizio Cattelan, um italiano que costuma fazer esculturas ironizando pessoas e lugares. "Eu acho que muitas pessoas estão muito felizes em chegar lá e ter alguns momentos para tirarem uma selfie ou seja lá o que elas decidem fazer", disse Michael Zall, diretor de operações do museu.

Visitantes esperando para usar o vaso sanitário. 

Visitantes esperando para usar o vaso sanitário.  Foto: REUTERS/Brendan McDermid

"É chamado de América. Um tipo irônico de escultura sobre riqueza e insensatez na arte", disse Avital Fryman, um dos visitantes, à Reuters. Outros visitantes ficaram surpresos ao saberem que o vaso realmente funciona. "É, definitivamente, o primeiro vaso sanitário de ouro que eu já vi. Eu realmente não sabia o que esperar", disse Hayden Tobin.

Segundo o site do museu, America encoraja os visitantes a interagirem com a arte e relembrar sobre a "humanidade compartilhada" no "sonho americano". A mostra termina em 15 de setembro.

* Com informações da Reuters

VEJA TAMBÉM: Os monumentos mais curiosos que existem pelo Brasil