Metrô de Londres adota neutralidade de gênero em seus anúncios

Redação - O Estado de S.Paulo

Frases como ‘Olá damas e cavalheiros’ serão substituídas por expressões neutras como, por exemplo, ‘Olá a todos’

O metrô londrino é conhecido, entre outros nomes, por 'The Underground'

O metrô londrino é conhecido, entre outros nomes, por 'The Underground' Foto: Pixabay/ @diego_torres

Um braço da prefeitura de Londres responsável pelo transporte na capital inglesa decidiu que os anúncios sonoros do metrô, a partir de agora, vão saudar os passageiros com “olá a todos” em vez do tradicional “olá damas e cavalheiros”. A iniciativa pretende deixar o metrô mais neutro em termos de gênero.

Mark Evers, à frente do programa de mobilidade londrino, deu entrevista ao portal britânico Evening Standard e falou que a medida está em concordância com a diversidade da cidade.

“Nós revisamos a linguagem usada nos anúncios para garantir que fossem totalmente inclusivos, refletindo a grande diversidade de Londres”, declarou.

A necessidade por um sistema de transporte mais inclusivo chegou ao prefeito através de audiências públicas sobre o assunto. À época, o prefeito da capital, Sadiq Khan, já se mostrara a favor da medida e garantiu que ela estava no centro das preocupações de sua gestão.

O movimento Stonewall, que trabalha pelos direitos LGBT, afirmou que a linguagem é algo importante para reforçar que essa comunidade seja incluída. “Nós comemoramos esses anúncios com neutralidade de gênero porque vai assegurar que todos - independente de como se identifiquem - se sintam acolhidos”.

A comunidade LGBT  da Inglaterra avançou significativamente em direitos em 2014, quando o país legalizou o casamento homoafetivo. Veja quando os outros países ao redor do mundo tomaram a mesma iniciativa: