Menino sírio que comoveu o mundo aparece saudável

Redação - O Estado de S.Paulo

Ele foi resgatado após escapar de um bombardeio contra sua casa na cidade de Alepo

Com o rosto coberto de sangue e pó, a criança aparece sentada em uma ambulância após ser resgatada de uma casa bombardeada

Com o rosto coberto de sangue e pó, a criança aparece sentada em uma ambulância após ser resgatada de uma casa bombardeada Foto: EFE/Centro de Informação de Alepo/Mahmud Rslan

O pequeno Omran Daqneesh, fotografado no ano passado coberto de poeira e sangue na cidade síria de Alepo, apareceu saudável em algumas reportagens de TV da Síria, Líbano e Rússia. Uma das agências internacionais que registraram o momento foi a Ruptly, conforme o vídeo abaixo:

A foto, que se espalhou pelo mundo e comoveu a todos, foi tirada pelo fotógrafo Mahmud Rslan, de 27 anos. O menino, na época com 5 anos, acabava de ser levado para dentro de uma ambulância depois de ser resgatado da própria casa, alvo de um bombardeio.

Com a imagem, veio o alerta para o drama vivido pelos civis em meio ao devastador conflito no país. Em vídeos do momento do resgate, Omran olha para tudo ao seu redor, leva a mão ao rosto, vê o sangue e tenta limpar no banco em que está sentado.

Segundo alguns veículos de comunicação britânicos, o pai de Omran declarou apoio ao governo de Bashar al-Assad na reportagem e disse que grupos rebeldes e a mídia internacional quiseram usar a imagem do filho para atacar o regime, oferecendo-lhe dinheiro. De acordo com a mídia síria, o garoto teria sido salvo dos rebeldes.