Menina de 14 anos com Down produz e vende obras de arte na internet

redação - O Estado de S.Paulo

Os pais perceberam a aptidão artística de Sophia enquanto a viam escolher cores de forma muito precisa e com propósitos específicos

Menina com síndrome de Down vende obras na internet que ela mesma produz.

Menina com síndrome de Down vende obras na internet que ela mesma produz. Foto: Shajan/Pixabay

Sophia Pineda é uma menina de 14 anos e já tem o próprio negócio: uma loja online para vender obras de arte feitas por ela. O que chama mais atenção nisso e rompe com um estereótipo é que ela tem síndrome de Down.

Os pais perceberam a aptidão artística de Sophia enquanto a viam escolher cores de forma muito precisa e com propósitos específicos. Eles começaram a publicar os resultados na internet, e amigos e familiares pediram para comprar as peças. A família, inclusive, a colocava em diversas atividades quando era mais nova.

Assim, eles foram inspirados a criar um espaço online para expor e vender itens como pinturas, cartões e bolsas de mão. "Isso é algo que ela ama e que realmente é bom para ela, então vamos ver que podemos dar um pequeno impulso a ela", disse Carol Kando-Pineda, mãe de Sophia, ao canal NBC News.

Embora a menina tenha forte apoio da família, o pai dela afirma que crianças com alguma deficiência ainda são muito estigmatizadas. "Na comunidade latina, ainda há muito estigma por ter uma criança deficiente", disse Andre Pineda.

"Para muitas pessoas, você está tentando assimilar. Meu pai, que morreu, teria tido muita dificuldade no começo para aceitá-la, mas depois de conhecê-la, ele ficaria bem", conta o pai da menina. Para ele, o futuro de Sophia é "muito brilhante".