Macaco obeso tem de adotar dieta restrita: proteína, frutas e verduras

Redação - O Estado de S.Paulo

Um animal como Uncle Fat costuma pesar nove quilos; ele pesa 26

Uncle Fat só pode comer proteínas, frutas e verduras

Uncle Fat só pode comer proteínas, frutas e verduras Foto: Alexas_Fotos/ Pixabay

Um macaco obeso teve de começar um dieta restrita! Conhecido como Uncle Fat, ele foi encontrado e resgatado em Bangkok, na Tailândia, depois de oficiais verem fotos suas circulando nas redes sociais no último mês. 

O que era curioso, e fazia com que pessoas tirassem fotos, é que ele costumava comer toda comida e refrigerantes deixados por turistas. Agora, o macaco só pode comer proteínas, frutas e vegetais. 

Na Tailândia, há macacos circulando livremente por áreas urbanas, o que atrai turistas. A parte ruim é que muitos deles dão comida para os animais. Normalmente, animais da espécie de Uncle Fat pesam nove quilos - ele pesava, aproximadamente, três vezes mais.

Em entrevista à AP, Kacha Phukem, oficial que conduziu a captura do macaco, disse que não foi fácil pegá-lo. "Ele era o líder de seu bando e, quando tentei entrar, tive que lutar com eles com paus", explicou. 

Os subordinados de Uncle Fat levavam comida para ele, que redistribuía entre os mais novos. Supakarn Kaewchot, veterinária que está cuidando do macaco, disse que ele está em uma condição crítica e tem alto risco de desenvolver problemas no coração e diabete. 

A veterinária espera que, em alguns meses, ele possa voltar a viver na selva - desde que emagreça.