Linha telefônica no Festival de Cannes recebe denúncias diárias de assédio

Redação - O Estado de S.Paulo

A iniciativa foi uma parceria com o governo francês para coibir a prática do crime

A linha telefônica montada no Festival de Cannes para receber denúncias de assédio sexual está recebendo ligações diariamente

A linha telefônica montada no Festival de Cannes para receber denúncias de assédio sexual está recebendo ligações diariamente Foto: Regis Duvignau/Reuters

A linha telefônica para denúncias de assédio sexual criada durante Festival de Cannes deste ano está funcionando - e muito bem. De acordo com o site norte-americano Deadline, que ouviu funcionários do festival, a central está recebendo várias ligações diariamente denunciando casos de agressão.

Marlène Schiappa, ministra francesa da igualdade, disse que em pelo menos um dos casos a polícia teve que ser chamada para intervir. O evento uniu forças com o governo francês pela primeira vez em 71 anos para proteger as mulheres durante o festival anual.

Apesar dos esforços para coibir os casos de violência, o site ouviu uma mulher que sofreu assédio por um estranho durante uma das sessões do festival. Os organizadores estão distribuindo flyers pelo evento avisando que os participantes devem se comportar e que qualquer situação desconfortável deve ser denunciada.

Na França, o crime de assédio sexual pode levar a uma condenação de até três anos de prisão, além de multa de 45 mil euros (cerca de R$ 195 mil).