Jovem com câncer leva bronca por usar turbante e faz desabafo 

Gabriela Marçal - O Estado de S. Paulo

Thauane Cordeiro rebateu a ativista lançando a hashtag com a mensagem 'vai ter todos de turbante sim'

Thauane Cordeiro, 19 anos, está passando por tratamento de câncer

Thauane Cordeiro, 19 anos, está passando por tratamento de câncer Foto: Reprodução/ Facebook Thaaune

Muitos ativistas do movimento negro acreditam que brancos não devem usar turbantes e outros trajes típicos da tradição afro, pois isso seria apropriação cultural. Thauane Cordeiro, que tem leucemia mieloide aguda, levou uma bronca de uma pessoa com essa opinião por usar turbante para lidar com a queda de cabelos causada pelo tratamento de câncer.

Após sofrer represália no transporte público de Curitiba, cidade onde mora, a jovem fez um desabafo no Facebook e usou a hashtag #vaitertodosdeturbantesim que está movimentando as redes sociais. 

"Eu estava na estação com o turbante me sentindo diva. Comecei a reparar que tinha bastante mulheres negras, lindas aliás, que estavam me olhando torto. [...] Enfim, veio uma falar comigo e dizer que eu não deveria usar turbante porque eu era branca. Tirei o turbante e falei: "está vendo essa careca, isso se chama câncer, então eu uso o que eu quero!", relatou Thauane.

Leia a mensagem da jovem:

Procurada pela reportagem, Thauane, que tem 19 anos, disse que gostaria de falar sobre o assunto, mas que nesse momento, devido a grande repercussão do caso, não se sente preparada para dar entrevistas.