Homem com deficiência faz mochilão pela Europa carregado pelos amigos

Redação - O Estado de S.Paulo

Para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade, Kevan Chandler está desenvolvendo uma mochila especial para que pessoas com dificuldades de locomoção possam viajar

Kevan durante sua passagem por Paris, na França.

Kevan durante sua passagem por Paris, na França. Foto: Facebook/Wecarrykevan

O americano Kevan Chandler nasceu com atrofia muscular espinhal, uma doença genética que o impede de andar. Porém, sua condição não o impediu de realizar seu maior sonho: fazer um mochilão pela Europa.

No ano passado, Chandler e seus amigos entraram em contato com a empresa alemã Deuter, que fabrica mochilas para viagens, e juntos eles confeccionaram uma mochila personalizada, que era capaz de abrigar Chandler. A mochila foi comprada, os amigos e familiares de Chandler a ajustaram e ele e mais quatro amigos partiram rumo à Europa, sendo o tempo todo carregado pelos colegas.

A aventura foi totalmente registrada em fotos e vídeos e vai virar um documentário. Além disso, Chandler também escreveu um livro sobre a viagem, mas não para por aí: ele quer que outras pessoas com deficiências físicas possam desfrutar de viagens como ele, portanto está construindo mochilas especiais para quem precisa.

 "Nós dissemos à empresa que temos pessoas que estão interessadas, então sugerimos: 'E se a gente se unir e desenvolver uma versão profissional? O que eu amo é que as pessoas vão escrever para nós e dizer: 'Nós estávamos procurando por algo assim'", disse Chandler ao canal televisivo Wane. Ele contou que já está recebendo pedidos de diversas regiões dos Estados Unidos e até de outros países, como o Brasil e a Espanha.

Chandler e seus amigos já têm o primeiro protótipo da mochila, que conta com várias almofadas para aliviar o impacto. "Nós percebemos que algumas coisas que funcionaram para mim, não funcionam para outras pessoas", comentou Chandler, que também vai ensinar os interessados em como usar a mochila e como ser carregado da maneira mais confortável.

Uma mochila da Deuter para carregar crianças custa em torno de US$ 300 (cerca de R$ 948), e Chandler diz que quer manter sua mochila para pessoas com deficiência na mesma faixa de preço. "Nós achamos que é algo razoável que pais de uma criança com deficiência não paguem mais que pais de crianças com uma locomoção normal, e que eles possam ter a mesma experiência", opina Chandler.

Todas as novidades sobre a mochila e sobre o documentário são compartilhadas no Facebook We Carry Kevan e também no site oficial do projeto. Confira o trailer do documentário: