Fãs celebram o Star Wars Day

Redação - O Estado de S.Paulo

Comemorada mundialmente em 4 de maio, a data é um trocadilho com a frase em inglês 'May the Force be with you'

Han Solo, Princesa Leia e Luke Skywalker em 'Star Wars: Uma Nova Esperança'.

Han Solo, Princesa Leia e Luke Skywalker em 'Star Wars: Uma Nova Esperança'. Foto: Lucasfilm

Milhões de fãs de Star Wars celebram hoje o dia oficial de uma das mais bem sucedidas narrativas do cinema moderno. O Star Wars Day é um dia inteiramente dedicado a homenagens e celebrações que os fãs da franquia de George Lucas organizam, religiosamente, todos os anos. 

Celebrada mundialmente, a data nasceu de um trocadilho com a icônica frase dita pelos personagens da franquia: "May the Force be with you" ("Que a Força esteja com você"). Em inglês, 4 de maio é "May, the Fourth", o que é sonoramente parecido com a frase original dos filmes. Foi o suficiente para que os fãs adotassem a data como sua e passassem a comemorar todos os anos. 

A frase é comumente usada para desejar boa sorte e que a pessoa seja favorecida pela Força, a energia mística que rege o universo e dá força aos Jedi. 

Apesar do trocadilho ter sido esporadicamente usado pelos fãs e imprensa desde 1977, com o lançamento do Star Wars original (depois renomeado para Star Wars: Episódio 4 - Uma Nova Esperança), o primeiro evento de grande escala para celebrar o dia foi realizado em 2011 por fãs canadenses, que se juntaram em um cinema de Toronto para assistir a trilogia original da franquia e fazer atividades culturais relacionadas aos filmes. 

Foi só após a Lucasfilm ser comprada pela Walt Disney Company, em outubro de 2012, que a data virou uma celebração oficial. Desde 2013 os parques da Disney fazem eventos especiais para comemorar o Star Wars Day e as redes sociais se enchem de fãs celebrando os filmes da franquia.

Veja abaixo alguns dos posts feitos pelos fãs brasileiros para comemorar a data.