Estudantes de escola pública em Santa Catarina fazem crochê no intervalo

ludimila honorato - O Estado de S.Paulo

Projeto ocorre durante todo o ano e foi bem recebido por meninos e meninas

Crochê está entre os projetos desenvolvidos por professores de um centro educacional em Santa Catarina.

Crochê está entre os projetos desenvolvidos por professores de um centro educacional em Santa Catarina. Foto: Imagem cedida por Adriana dos Santos/Centro de Educação Integral Dilzelena Márcia Teixeira

Os estudantes do Centro de Educação Integral Dilzelena Márcia Teixeira, em Itajaí, Santa Catarina, passam o contraturno - período dedicado a projetos diversos - fazendo crochê. Essa é uma das atividades desenvolvidas na instituição da rede pública, que promove conscientização ecológica e combate preconceitos.

A confecção de peças em crochê foi iniciada em 2012 pela professora Fátima Demartino que, junto com outros docentes, aplica outros projetos que estimulam a reutilização de materiais. A prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Educação, também repassa carretéis de linha.

Em outra atividade, os estudantes utilizam tecidos para confeccionar bonecos e chaveiros, por exemplo, que são levados por eles para casa.

"A receptividade dos alunos foi boa, eles gostam. E são coisas antigas, que as famílias fazem em casa e foram se perdendo. Tem a questão do resgate também", disse ao E+ Adriana dos Santos, diretora do centro educacional.

Segundo ela, as famílias também receberam a ideia de forma positiva. Quanto a preconceitos, por meninos e meninas participarem da atividade, Adriana afirma que a questão é bem trabalhada dentro dos projetos.

Meninos e meninas envolvidos da confecção de peças de crochê que são levadas por eles para casa.

Meninos e meninas envolvidos da confecção de peças de crochê que são levadas por eles para casa. Foto: Imagem cedida por Adriana dos Santos/Centro de Educação Integral Dilzelena Márcia Teixeira

"Há conscientização para que se evite o preconceito, para que se evite a intolerância, o mundo já está cheio disso. Cabe ao nosso centro integral o resgate dos valores", diz.

Os projetos diversos são desenvolvidos pelos professores e realizados ao longo de todo ano de acordo com o interesse dos estudantes. Além do crochê, há também atividades relacionadas a profissões.