Emojis podem ser usados na arquitetura? Um arquiteto holandês provou que sim

A Attika Architekten usou as carinhas na fachada de um prédio comercial

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Prédio na Holanda tem fachada com emojis. Foto: Bart van Hoek | facebook.com/attika.architekten/

Os emojis surgiram junto aos serviços de mensagens na internet há muitos anos e já evoluiram muito desde então - além de terem virado estampas de roupas e itens de decoração. Agora, essas 'carinhas' fazem parte até da arquitetura, ao menos num prédio na Holanda.

PUBLICIDADE

O prédio fica na cidade de Leeghwater, na Holanda, e foi feito pela empresa Attika Architekten. "Na arquitetura clássica, eles usavam a cabeça do rei ou algo assim. Então nós pensamos: 'O que podemos usar como ornamento para que, ao olhar esse prédio daqui a 10 ou 20 anos, você possa dizer que é de um ano específico?' A resposta era óbvia: emoji", disse o arquiteto responsável, Changiz Tehrani, ao The Verge.

O resultado é bastante sutil. O prédio é feito em tijolos marrons e concreto branco, com muitas janelas de vidro. Os emojis aparecem em apenas um lado da fachada, em baixo relevo e sem cor. "Há muitas pessoas jovens por aí e o emoji é a 'coisa do momento'. Os estudantes que ficam na praça [em frente ao prédio], que almoçam lá, eles tiram fotos, eles gostam. Na nossa arquitetura, sempre gostamos de colocar detalhes que façam com que o projeto seja um pouco mais do que um prédio sem graça", disse Tehrani.

Confira algumas fotos do prédio no site da Attika

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.