Conheça o Museu dos Fracassos, que expõe produtos bizarros que não fizeram muito sucesso

Redação - O Estado de S.Paulo

Museu abre em junho, na Suécia

Coca-Cola BlaK, que tem gosto de café e foi descontinuada pouco tempo após seu lançamento, é um dos produtos que estão no museu. 

Coca-Cola BlaK, que tem gosto de café e foi descontinuada pouco tempo após seu lançamento, é um dos produtos que estão no museu.  Foto: Flicker.com/lazylikewally

O pesquisador de inovação e psicólogo organizacional sueco Samuel West coleciona produtos de fracasso e, agora, esse conteúdo está disponível para qualquer um ver no Museus of Failure (Museu dos Fracassos, em tradução livre).

O museu celebra os produtos mais absurdos e que deram claramente errado. Um dos itens é uma lasanha congelada feita pela marca Colgate - sim, a mesma dos cremes dentais - e outro é a caneta da Bic feita 'para mulheres'. 

West disse ao site Quartz que seu objetivo é desestigmatizar os fracassos pessoais e profissionais, porque ele está cansado de todos valorizarem apenas o sucesso. "Todas as falhas são unicamente espetaculares, enquanto o sucesso é repetitivo. A verdadeira inovação requer aprendizado sobre as complexidades de cada falha", disse ele.

O museu abre em junho e os visitantes poderão fazer visita guiada. Confira alguns dos produtos nos vídeos abaixo: