Ao contrário do que se pensava, cachorros enxergam cores, diz cientista

Redação - O Estado de S.Paulo

Alexandra Horowitz, autora do best-seller 'Being a Dog', diz que eles enxergam menos cores que os humanos mas são melhores em detectar movimentos

Cachorros não enxergam as cores? Cientista diz que um dos conhecimentos mais difundidos sobre os cães está errado. 

Cachorros não enxergam as cores? Cientista diz que um dos conhecimentos mais difundidos sobre os cães está errado.  Foto: Pixabay

Você já deve ter ouvido falar que cachorros são daltônicos, ou que eles não enxergam cor alguma. Porém, a cientista e autora do livro Being a Dog, Alexandra Horowitz, disse que os cães conseguem sim ver cores, pois os cones de seus olhos são muito semelhantes aos olhos humanos.

Em entrevista ao Business Insider, Alexandra explicou que os olhos dos cães conseguem detectar menos cores que os humanos, então é possível que eles só enxerguem amarelo e azul, enquanto os olhos dos humanos são sensíveis ao amarelo, verde e ao vermelho.

Porém a visão dos cachorros é muito boa, pois eles têm mais bastonetes, células que ficam dentro da retina, e uma camada a mais de tecido ocular. Além disso, eles também têm mais vantagens em detectar movimentos, porque não possuem fóveas, que permitem que os humanos enxerguem mais detalhes, mas acompanhem com menos facilidade um deslocamento.

Os cães ainda têm a visão de 20/75, enquanto os humanos costumam ter visão de 20/20. Isso significa que os animais têm uma visão mais embaçada de longe do que nós, o que talvez explique porque eles gostam de chegar tão pertinho dos humanos.