Verão eterno de Slama

.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 

Depois de 16 anos à frente da Rosa Chá, Amir Slama virou uma espécie de rei do beach wear brasileiro. Em maio, o estilista desligou-se da marca, que foi vendida para o grupo Marisol. Está livre para outras investidas. Isso quer dizer abrir novas lojas com seu nome, mas também desenvolver produtos para casa. Amir já tinha criado móveis para a Montenapoleone, por exemplo. Agora, uma série de itens com sua assinatura – para serem usados no jardim ou na piscina – acaba de chegar à Tok & Stok. Tudo a ver com o verão.

 

 

 

PUBLICIDADE

De chaises a garrafas de plástico, a série explora estampas criadas pelo paulistano de 42 anos, ao longo da carreira, com atmosfera bem tropical. "Foi quase um licenciamento", explica ele, que entrou com os grafismos, enquanto a rede de lojas desenvolveu a coleção. Até hoje, o autor registra cerca de 500 desenhos, que exploram diferentes temáticas e texturas, muito embora admita ser o Brasil uma de suas maiores fontes de inspiração. "Carmen Miranda é um ícone para mim", afirma o profissional, que diz não haver regra na hora de criar, seja na moda, seja em outro segmento. "Me libero para sentir um pouco de tudo."

 

Slama também assina a coordenação criativa da marca Trousseau, de home wear. Ali, uma vez por semana, tem cuidado de cada detalhe da coleção de inverno 2010 – que, como era de se esperar, passa pela estamparia das peças, uma marca do criador desde o começo de sua trajetória. Foi quando o jovem formado em História desistiu de dar aulas e, com a namorada, alugou um sobrado no bairro do Bom Retiro – onde não havia nem telefone – para começar a fazer uma moda praia personalíssima. O ponto de partida foram velhas máquinas de costura fornecidas pelo pai depois de um negócio desfeito. Hoje, com uma pequena equipe, o estilista ocupa também um sobrado, dessa vez no bairro de Pinheiros, lugar onde continua com a mesma vocação.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.