Universo paralelo

Marcelo Lima - O Estado de S. Paulo

Um dos espaços mais visitados da Semana de Design de Milão, Palazzo Serbelloni mistura história e diferentes culturas

Detalhes do Palazzo Serbelloni, uma das mostras da Semana de Design de Milão 2017

Detalhes do Palazzo Serbelloni, uma das mostras da Semana de Design de Milão 2017 Foto: Tom Mannion/Semana de Design de Milão

Uma locação emblemática sedia até domingo uma das mais concorridas mostras da Semana de Design de Milão 2017. Trata-se do Palazzo Serbelloni, residência de Napoleão Bonaparte e Josephine por três meses em Milão, que se tornou palco de mais uma peerformance do atual enfant terrible do design, o espanhol Jaime Hayon, que assina a mostra Stone Age Folk.

Mais que uma instalação, uma autêntica invasão do designer sobre o espaço histórico milanês, criando um mundo de fantasia feito de diferentes cores e formas, inspirado no ambiente natural, no reino animal e no folclore de culturas de todo díspares: de mitos húngaros a influências tribais africanas.

Todo um arsenal de referências empregado pelo designer para dar vida a objetos tão inusitados como máscaras tribais, faces de palhaços e carrosséis lúdicos. Mas, igualmente, a móveis e luminárias. Todos feitos de Caesarstone: uma resina sintetizada a partir do quartzo, empregada na confecção de superfícies rígidas, mas que desta vez surgiu apresentada de maneira radicalmente nova.

"Por meio deste trabalho procurei levar o produto Caesarstone a um outro nível de compreensão. Queria utilizar a superfície de quartzo dentro de um contexto mais artístico. Enfim, queria provar que seria possível construir algo incrível com Caesarstone", afirmou o designer, incluído pela revista Wallpaper como um dos criadores mais influentes da década.