Móveis artesanais trazem clima de praia para dentro de casa

Peças de fibras naturais são os mais indicados para acompanhar os dias quentes do verão

PUBLICIDADE

Foto do author Thaís Ferraz
Por Thaís Ferraz
Atualização:

Verão tem tudo a ver com a sensação de estar em contato com a natureza. Por isso, passar horas na varanda ou no quintal, confortavelmente instalado em móveis feitos a partir de matérias-primas naturais é uma das pedidas da estação.

Inspirada em ondas do mar, poltrona Maresias tem rede de fibra natural Foto:

“Não é apenas pelo apelo visual. Um encosto de cadeira de fibra natural ventila muito mais que um encosto comum. É uma questão de conforto”, conta o designer Edson Nunes, que fabrica cadeiras, bancos e poltronas de modo completamente artesanal, inspirado por imagens como as das jangadas e das ondas do mar. Sempre a partir de materiais que não agridem o ambiente como a corda de tucum, palmeira típica da região norte e as folhas de diversas palmeiras. 

Banco com estrutura em freijó e trama em tucum, ode ao sul de Minas Gerais Foto: Pedro Favali/DIVULGAÇÃO

PUBLICIDADE

“As fibras que utilizo foram descartadas pela própria natureza. Eu não corto o tronco ou os galhos de uma árvore, eu apenas retiro do ambiente o que ela já descartou”, explica.

Para Edson, estes móveis oferecem um clima único à decoração: “materiais naturais possuem uma história por trás”, afirma. “O trabalho artesanal dá uma alma para cada peça e as fibras trazem a natureza para dentro de casa”, completa. 

O designer Edson Nunes, especialista em matéria prima renovável Foto: Rafael Lima/DIVULGAÇÃO
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.