Meu Projeto no Casa: Um ambiente com clima praiano

Marcelo Lima - Reportagem

Arquitetos do Urbano Studio desenharam um pequeno chalé no litoral norte de São Paulo a pedido da leitora do 'Casa'

A escada dá acesso ao mezanino, reposicionada para permitir maior integração no piso térreo

A escada dá acesso ao mezanino, reposicionada para permitir maior integração no piso térreo Foto: URBANO STUDIO

O recém-comprado chalé tem recebido constantes visitas do casal. A decoração, no entanto, deixa a desejar. Para resolver a questão, o Urbano Studio, começou por reposicionar a escada de acesso. E você? Dúvidas de decoração? Escreva para meuprojetonocasa@estadao.com

PERGUNTA

Olá, equipe! Meu nome é Júlia, sou casada, tenho 28 anos. No ano passado, eu e meu marido compramos um pequeno chalé no litoral norte de São Paulo. O espaço é pequeno, mas muito aconchegante. O piso é de madeira clara e as paredes caiadas. Gostamos de tudo muito clean, de azul, materiais naturais e referências ao mar, já que meu marido é surfista e adora esse clima. Ainda não concluímos a decoração, mas o que mais me incomoda é a visão que temos do mezanino, onde fica nosso quarto, de onde podemos ver a sala integrada à cozinha. Apesar de reduzida, a área deve conter mesa e sofá, além dos aparelhos de som e TV, e hoje tudo está muito atulhado. Será que vocês podem me ajudar?

(Júlia Marcondes, São Paulo - SP)

Os autores do projeto, Tulio Xenofonte e Fábio Bassani, do Urbano Studio

Os autores do projeto, Tulio Xenofonte e Fábio Bassani, do Urbano Studio Foto: Rafael Renzo

 

RESPOSTA

Olá, Júlia. A análise de seus desejos nos inspirou uma atmosfera bem praiana. Assim, optamos por trabalhar o interior do chalé com detalhes construtivos típicos de ambientes externos de praia, como brises e pergolados. O ponto de partida foi a mudança de posição da escada de acesso ao mezanino, que sugerimos ficar na parede oposta à cozinha, para que vocês possam ter a integração total dos ambientes no térreo e, além disso, permitir uma melhor circulação. A nova configuração ainda abriria espaço para um pequeno estar no mezanino, integrado ao quarto do casal com armário aberto.

Planta do chalé, com teto inclinado.

Planta do chalé, com teto inclinado. Foto: URBANO STUDIO

Só após concluída esta alteração básica, partimos para a decoração. Colocamos um baú sob a escada para guardar tudo o que você precisa; um sofá, no meio do espaço; além de almofadas sobre o tapete redondo para proporcionar relaxamento. Atrás do sofá sugerimos um pergolado que setoriza a cozinha em área de preparo e estocagem, sem, porém, dividir o ambiente. Ele traz uma atmosfera de quintal, de área externa para dentro de casa. Sucesso no seu chalé!